Nesta última quarta-feira (29), foi um dia histórico para o Turismo Municipal e Regional. A administração, através da SETMA – Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, promoveu um encontro inédito entre gestores municipais, estaduais e regionais no intuito de fomentar o Turismo sustentável.

O encontro teve a participação da prefeita Alcione Lemos, juntamente com a secretária da Setma Sandra Negrini, representantes da Paraná Turismo, gestores dos municípios de Castro, Arapoti, Ortigueira e Sengés, além da Adetur – Campos Gerais, IAT, Senac, Sebrae, Associação de Turismo – Jaguariaíva Melhor do Paraná, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Segurança Pública, Aciaja e empresas de operadoras de Turismo.

Na abertura do evento, que ocorreu na Casa da Cultura, a prefeita Alcione Lemos ressaltou a importância de reunir ideias e aproximar o poder público, enquanto articulador, da iniciativa privada, que é a força do empreendedorismo e inovação. “Precisamos mostrar às pessoas que a atividade turística ordenada é possível em nossos municípios, estabelecendo uma legislação que torne essa prática sustentável, rentável e benéfica para o desenvolvimento da cidade. Para isso temos projetos importantes que visam criar esse senso de pertencimento, valorizando não só as belezas naturais, mas a cultura e história local, ”, afirmou.

Na reunião, os gestores de outros municípios puderam acompanhar o planejamento de turismo sustentável criado para Jaguariaíva, onde apresentaram a realidade de seus municípios.

A presidente da Adetur, Wagnilda Minasi, elogiou a iniciativa da reunião e apresentou um pouco de sua experiência com atividade turística. “A sobrecarga nos locais afasta o turista, por isso é preciso planejamento. Promover reuniões como essa é uma atitude inteligente e articuladora do poder público, quando o turista chega em um local com visitação bem planejada, ele volta, e é pra construir essas políticas públicas que estamos reunidos”, apontou.

O Diretor de Marketing, Inovação e Tecnologia da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, pontuou sobre a importância da reunião de dados e informações como ferramenta para a satisfação do público e para atrair empreendedores.

O encontro seguiu durante a tarde com uma visita a Capela de Santo Antônio no Bairro Pesqueiro, onde o grupo foi recebido para a degustação do pudim de mandioca, prato tradicional do bairro rural. Na oportunidade, o diretor de Turismo, Rafael Pomim, ilustrou a história do bairro e da capela, que tem comemorações anuais afamadas e missas periódicas.

O próximo destino foi o Parque Estadual do Cerrado, onde o responsável pelo parque, Manoel Arcênio Passos, fez uma rápida explanação sobre o bioma do Cerrado e o trabalho em parceria com a prefeitura para atrair os visitantes. “O município adotou o parque e a parceria que estamos tendo é o que tem feito q diferença. A prefeita Alcione iniciou sua gestão dando total suporte a nossas estradas e isso melhorou muito o acesso e, consequentemente, aumentou as visitas no parque”, finalizou. Fonte: Assessoria / Foto: PMJ.