A emoção tomou conta de mães de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que tiveram nesta terça-feira (11), uma tarde inteira dedicada a elas. Através de uma parceria firmada entre a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, o Sesc/PR e o Senac/PR, mais de 60 mulheres tiveram uma tarde de conforto, beleza e autoestima, com as equipes do Senac de Curitiba e Londrina. A ação ocorreu na sede do Senac/PR, na capital paranaense.

“É muito gratificante e emocionante cuidar de quem cuida da gente. Essas mães cuidam com dedicação e amor de seus filhos, mas quem cuida delas? Por isso dessa ação, que hoje acontece em Curitiba e Londrina, um dia especial com maquiagem, massagem e autoestima para essas mamães”, explicou a procuradora da Mulher da Assembleia, deputada Cloara Pinheiro (PSD).

“Nós estamos no mês de inclusão e conscientização do autismo, mas quem que cuida das mães dessas crianças? Essa ação serve para isso, para que a gente possa olhar para essas mães, cuidar delas e fazer com que elas se sintam fortes e acolhidas para poderem enfrentar as batalhas do dia a dia”, completou a coordenadora de Ações Solidárias da Assembleia, Rose Traiano, responsável pela ideia.

Acolhida e emoção

“A gente abdica da nossa vida para cuidar deles e com uma ação dessas nos nem sabemos como agir, porque a gente sempre é esquecida e julgada como às mães loucas, porque brigar não é fácil. Então isso nos conforta um pouco”, comentou Marilia Jozélia dos Santos, uma das participantes da ação.

Simone Soares Nunes não conteve as lágrimas e a emoção de ser acolhida. “Temos tantos problemas na vida, passamos por tantos momentos difíceis que ter um projeto assim, que cuida da gente é muito bom. Somos sempre esquecidas e hoje estamos sendo lembradas e valorizadas”, disse com os olhos cheios de lágrimas.

Mesma sensação teve a mãe de três filhos, Lindalva Antônio Barbosa. “Estou muito feliz, agradecida mesmo, porque nós temos muitos problemas para enfrentar no dia a dia por conta dos nossos filhos. Ai quando recebemos um convite como esse não tem como se emocionar, porque é muito gratificante se sentir acolhida, coisa que não nos sentimos no dia a dia”, contou.

Expandir as ações

Para o diretor regional do Senac/PR, Sidnei Lopes de Oliveira, a pauta é muito importante e a ação é gratificante tanto para o Senac, quanto para o Sesc/PR. “Nunca fizemos uma ação tão especifica quanto essa que é voltada exclusivamente às mães de autistas. Por isso o tema Cuidar de Quem Cuida da Gente, com ações especiais de bem-estar, de saúde mental, de cuidados para essas mães. É um pouco dos nossos serviços a serviço dessas mães para que tenham um pouco de alegria e conforto”, disse.

Ele comentou que a parceria com a Assembleia é uma primeira ação, mas que deve render bons frutos. “Esse ano a ação ocorreu em Londrina e Curitiba, mas para o próximo certamente o Sesc e o Senac estarão expandindo essa ação para outras unidades do estado”, observou.

E essa também é a ideia da Procuradoria da Mulher que pretende levar essa ação para os demais municípios do Estado. Com atividades oferecidas pelo Sesc e pelo Senac, as mulheres assistiram palestras sobre a autoestima, receberam cuidados estéticos um café da tarde. As participantes serão escolhidas por seis organizações não governamentais (ONGs) parceiras do projeto.

Abril Azul

As ações fazem parte da Semana Estadual da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista, criada pela Assembleia Legislativa em 2017. O período também é conhecido como Semana Azul. As atividades que marcam o período começaram na semana passada com a audiência pública Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com a presença de especialistas, representantes de entidades e pais de pessoas com autismo para debater questões relacionadas ao tema. A proposição foi da deputada Flávia Francischini (União).

No Espaço Cultural do Legislativo foi aberta a exposição de quadros “A Outra Face do Autismo”, do Instituto Anjo Azul, e uma mostra de desenhos da Escola Conecta TEA, que segue até o dia 14 de abril. A proposição é dos deputados Ademar Traiano (PSD) e Pedro Paulo Bazana (PSD).

E, também nesta terça-feira, a Assembleia deu o primeiro passo para a construção do Código da Pessoa com o Espectro Autista do Paraná. Uma reunião com deputados, especialistas e familiares debateu as estratégias para a consolidação de todas as legislações sobre o tema no estado, como uma contribuição robusta e efetiva para atender as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, como famílias e a sociedade.

O objetivo é contemplar todas as importantes ações já realizadas e também novas medidas e que possibilitarão avanços no atendimento a esse público. Para isso, a intenção é contar com a participação de especialistas, outros órgãos públicos e familiares na construção de uma política pública.