Setenta e sete anos depois e passando por 15 diferentes prefeitos homens, o município do Ibaiti, no Norte Pioneiro do estado poderá ter sua primeira prefeita a partir de 2025. A secretária municipal do Planejamento, Karina Peté é a pré-candidata do PSD à prefeitura da cidade.

“Historicamente, grandes mulheres vêm conquistando espaço na política de Ibaiti, caso da nossa vereadora Verinha do Vassoural, que já está no terceiro mandato, sempre muito bem votada, além de outras lideranças como a Vera da Vila Guay, Norminha, Lu da Joia, Dilma Alves e a Sirlei Matioli. Agora, chegou a hora de uma mulher governar a cidade. Com muita honra, encaro mais essa missão na vida pública: romper a última barreira e colocar uma mulher no cargo de prefeita de Ibaiti”, diz.

Ela conta com o apoio do atual prefeito Antonely Carvalho (Republicanos) e a chancela do deputado estadual mais votado da cidade, Alexandre Curi (PSD) e do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Secretária de planejamento da atual administração, Karina é a gestora das grandes obras pelas quais Ibaiti passou e vem passando nestes últimos oito anos, como a reforma e ampliação do novo Hospital Municipal de Ibaiti, o maior hospital municipal da região, inaugurado neste mês. Mas, além dos grandes investimentos em infraestrutura, a pré-candidata aposta em uma gestão voltada ao cuidado com a cidade e as pessoas. “Nós mulheres temos experiências de vida, valores e visões diferentes dos homens, o que trará a diversificação no processo de articulações políticas e tomadas de decisão, com um olhar mais sensível, justo e humanizado”, comenta.

Karina é filha do ex-prefeito Luiz Carlos Peté, que governou Ibaiti por dois mandatos, entre 2005 e 2012. No período, atuou como chefe de gabinete e secretária de Governo do Município. Com os oito anos como secretária de Planejamento do prefeito Antonely, acumula 16 anos de experiência na vida pública, o que a credencia para o novo desafio.

“Com os 16 anos de prefeitura além de aprimorar as relações governamentais, tive a oportunidade de ver e entender de perto a dinâmica de prestação de serviços públicos e essenciais, bem como as principais dificuldades, o que facilitará e me dará direcionamento no desenvolvimento de um plano de governo justo e eficaz”, conta.

Questionada sobre suas principais bandeiras, a pré-candidata destaca a saúde, a ação social e, também, o esporte. “Saúde, além de direito humano fundamental e essencial para o bem-estar e qualidade e vida dos cidadãos, traz um impacto econômico positivo para o município, uma população saudável contribui efetivamente para o desenvolvimento de uma sociedade”, conclui.