Vice Governador Darci Piana participa do lançamento do codigo estadual da mulher paranaense.Fotos: Ari Dias/AEN

Nesta semana, o Paraná celebra um marco histórico para a defesa dos direitos das mulheres com a sanção do código de defesa dos direitos da mulher paranaense pelo governador-exercício Darcy Piana. Este conjunto de 99 leis e normativas, que foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, visa ampliar e facilitar o acesso das mulheres aos seus direitos fundamentais em áreas cruciais como segurança, saúde, proteção, moradia e empreendedorismo.

Um modelo para o Brasil

Com esta legislação, o Paraná estabelece um novo padrão nacional no combate à violência contra as mulheres e na promoção da igualdade de gênero. a iniciativa, liderada pela bancada feminina da assembleia, representa um esforço colaborativo e bipartidário que destacou o compromisso do estado com a proteção e empoderamento feminino.

Reconhecimento à bancada feminina

O deputado Alexandre Curi fez questão de aplaudir o trabalho dedicado das 10 deputadas estaduais que formam a maior bancada feminina na história do legislativo paranaense. “é um orgulho compartilhar o plenário com essas líderes incansáveis, que transcenderam barreiras partidárias para garantir um futuro mais seguro e justo para todas as mulheres no Paraná,” afirmou Curi.

Um compromisso com o futuro

A sanção do código é mais do que uma vitória legislativa; é um passo fundamental para a construção de uma sociedade paranaense mais inclusiva e igualitária. este documento não apenas protege mas também dignifica a vida de milhares de mulheres, colocando o Paraná na vanguarda dos direitos humanos no Brasil.

Viva o Paraná!

Este evento histórico reafirma o compromisso do Paraná com os princípios de igualdade e justiça para todos. Alexandre Curi e seus colegas na assembleia legislativa continuam dedicados a promover legislações que fortaleçam esses valores essenciais.