A Prefeitura Municipal de Jacarezinho lançou, pela segunda vez, os editais de licitação para pavimentação asfáltica da Chácara Maravilha, parte do Jardim João Afonso e Rua Joaquim Ferreira de Melo, na Vila São Pedro. As obras serão realizadas com recursos próprios do Município.

Os editais de Tomada de Preço n.°s 5 e 6 terão as sessões realizadas no dia 8 de julho, e a expectativa é que, desta vez, empresas interessadas na realização dos serviços compareçam.

A volta da inflação tem prejudicado os processos licitatórios de obras públicas e pavimentação. É cada vez mais frequente a ocorrência de licitações desertas, que são aquelas onde as empresas simplesmente não comparecem às sessões de abertura, obrigando as administrações municipais a refazerem os certames.

Apesar dessas duas obras serem realizadas com recursos próprios da municipalidade, o que garante o pagamento imediato após as medições, a falta de competidores se deu em virtude dos preços, considerados baixos. Nesta semana, o Município publicou os editais novamente, e espera melhor sorte desta vez.

O secretário municipal do Planejamento, José Antonio Costa, lamenta pelo retrabalho e pela demora, arcada pelos moradores das ruas beneficiadas, ansiosos por desfrutar da melhoria urbanística. “Nós ficamos presos a tabelas, seja do SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), utilizada para órgãos repassadores de recursos federais, como a Caixa Econômica Federal, ou a do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem – DER. Não podemos reajustar os valores conforme as necessidades, temos que seguir essas tabelas”, lamenta. Fonte: Comunicação / Foto: PMJ.