O Museu Ferroviário fica dentro do Shopping Estação e a entrada é gratuita e aberta ao público

Curitiba comemora 331 anos nesta sexta-feira (29/03) e tem um local que conta uma parte importante da história da cidade, o Museu Ferroviário. O local abriga o prédio da antiga Estação Ferroviária que ligava Curitiba a Paranaguá, considerada a porta de entrada da capital paranaense.

Localizado dentro do Shopping Estação, único do Brasil a sediar um museu, o espaço tem um acervo de mais de 600 peças originais e réplicas das ferrovias, como mobiliários e objetos como telefones, telégrafos, apitos, chapéus e sinos. Os visitantes voltam no tempo, passando pela bilheteria, plataforma de embarque, sala de telégrafos, um verdadeiro resgate histórico da memória ferroviária do Estado. Além disso, possui obras de artistas paranaenses como Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen e João Turin.

Em 1885 foi oficialmente inaugurada a Estação Ferroviária e mudou a cara e o destino da cidade. “A Estação veio para tirar Curitiba do isolamento, as pessoas iam até o local para assistir o trem chegar, foi um momento decisivo para o desenvolvimento econômico do Paraná”, explica Fernanda Nunes de Souza, curadora do museu.

Alguns acontecimentos marcaram a história do local: no dia 09 de agosto de 1945, aconteceu o desembarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no retorno da Segunda Guerra Mundial (1939-1945); e em 1953, recebeu o então presidente Getúlio Vargas. E muitas curiosidades podem ser observadas também, por exemplo, a diferença entre o piso da bilheteria do lado da primeira classe e da segunda classe, que está muito mais desgastado; o teto é original da época; havia um túnel no local para fuga de autoridades; Dom Pedro I enterrou uma caixa de metal com objetos embaixo da Estação, e ela só será aberta em 2035.

O espaço ainda possui uma locomotiva a vapor em exposição com um acervo de jornais e livros sobre ferrovias que pode ser consultado pelo público. A Maria Fumaça proporciona também uma aventura tecnológica que faz os passageiros viajarem “sem sair do lugar”. O Expresso Estação é uma experiência interativa e imersiva, faz com que crianças e adultos voltem a décadas passadas e conheçam os segredos da ferrovia estadual. O vagão, ambientado como um trem de época, faz a viagem de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa. Os participantes se transportam para cem anos atrás, com narrativas sobre a região, riquezas da época, paisagens naturais, animais, trajeto e referências da Serra, como a ponte São João e o Pico Marumbi. A visitação é totalmente gratuita, tanto no museu quanto no Expresso.

Aniversário de Curitiba - museu na região central mantém viva a história da cidade

“Fazemos parte da memória de Curitiba, cuidamos de cada detalhe no museu para manter viva a história e para que possa ser passada de geração em geração, para curitibanos e turistas. Em 2023, mais de 110 mil pessoas visitaram o Museu Ferroviário e o Expresso Estação, e esperamos atrair ainda mais visitantes”, comenta Allison Rodrigues, gerente de marketing do Shopping Estação.



Serviço

Museu Ferroviário – funciona de segunda a quinta, das 10h às 22h, sexta e sábado, das 10h às 23h, e domingos das 11h às 22h.
Expresso Estação – funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 11h às 19h.
Entrada gratuita
Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças
Curitiba (PR)
(41) 3094-5300
https://www.instagram.com/shopping_estacao/
www.shoppingestacao.com.br

Sobre o Shopping Estação

O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de mais de 150 lojas, entre compras, alimentação, serviços, comodidades e entretenimento. Além disso, reúne parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 26 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.