A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa viu materializado um resultado inédito da sua atuação. A vereadora Sueli Nardoni (PSD), de Andirá, esteve no Legislativo nesta segunda-feira (20) para receber o exemplar do livro ‘Crimes contra a Mulher’.

A obra traz o desfecho positivo para o caso de violência política sofrido pela parlamentar e que contou com a ajuda do órgão especial da Casa, criando um precedente jurisprudencial a favor das mulheres.

Em um trecho do livro escrito pelas autoras Alice Bianchini, Maria Bazzo e Silvia Chakian elas descrevem que o “caso inédito, que cria precedente sobre o tema, evidencia a dificuldade em se criminalizar conduta normalizada pelo meio político e pela sociedade”. Além da violência política, a obra trata sobre crimes tipificados pela à Lei Maria da Penha, sexuais e feminicídio.

O caso aconteceu em maio de 2022, durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Andirá, quando a vereadora foi constrangida por outro vereador ao votar contra um requerimento proposto por ele. Em dezembro, a Justiça Eleitoral de Andirá impôs uma série de condições ao vereador como pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 6.600, proibição de frequentar determinados locais e de se ausentar do município sem autorização por mais de dez dias, além do comparecimento mensal ao juízo.