Para que a abertura da fase regional da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) em Jacarezinho tivesse todo a tradição teve o fogo simbólico durante a solenidade. Quem conduziu foi a atleta Bianca Cristine Davi de Souza que tem um vasto currículo no atletismo.

“Fiquei muito nervosa naquele momento que entrei, mas fiquei muito feliz com todo mundo batendo palma e prestando atenção”, comenta Bianca. Ela iniciou sua trajetória no atletismo com apenas 8 anos no Centro de Treinamento de Atletismo com o professor Mário Lopes Pinheiro. Ela permaneceu até os 15 anos e seguiu para a cidade de Londrina para treinar e competir pelo atletismo IPEC Londrina.

Entre os seus melhores resultados ela foi convocada para a Seleção Brasileira de Atletismo para o 2º Jogos Sul-Americanos da Juventude 2021 sub 18 realizado em Assunção no Paraguai. Foi terceira colocada no 3º Jogos Sul-Americanos da Juventude 2002 – nos 2.000 metros com obstáculos, em Rosário na Argentina (sendo a única atleta brasileira em provas de longa distância a ganhar medalha).

Bianca também foi bicampeã e recordista nos 34º e 35º Jogos da Juventude do Paraná nos 3.000 metros com obstáculos em Cascavel e Londrina. Além de outros títulos em várias competições por todo o território brasileiro.

Realizados pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria da Educação, municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os Jogos Escolares comemoram, também, os 70 anos de existência da competição.

Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa e xadrez (além de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, vôlei de praia e golf7, disputados apenas nas fases finais).

Uma atleta com um vasto currículo no Atletismo Uma atleta com um vasto currículo no Atletismo