Alunos da rede municipal de ensino de Sertaneja assistiram, no dia 30 de agosto, ao espetáculo Histórias Eletrizantes. De maneira lúdica e interativa, a apresentação abordou a prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética e consumo consciente de energia e água, destacando valores e atitudes de cidadania.

Em meio a muitas risadas com as peripécias dos personagens Jacuí e Maricota no mundo fictício de “Raiolândia”, as crianças receberam orientações sobre situações bastante sérias como o perigo de se empinar pipas próximo a redes elétricas, de utilizar o celular ligado à tomada, e como agir e prevenir casos de choques.

O espetáculo, que já conscientizou de forma gratuita mais de 150 mil jovens em 80 municípios do Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, é promovido pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela COPEL e CGT Eletrosul, realizado pela Associação Cultural Casa da Árvore.  Os personagens Jacuí e Maricota são vividos pelos atores Carlos Oliveira e Renata Voltolini, de Curitiba, que trabalham com teatro desde 1997 e são pesquisadores de cultura popular, brinquedos e brincadeiras, cantigas e cirandas. Eles também ministram oficinas de teatro, musicalização e contação de histórias para crianças e adultos.

Nesta temporada a turnê, que já esteve em Apucarana e Cornélio Procópio, seguirá por mais cidades do estado: Assis Chateaubriand, Guaíra, Paranaguá, Arapongas, Antonina, Campo Mourão, Campo do Tenente, Toledo, Ortigueira, Tibagi, Goioerê, Umuarama, Piên, Lapa, serão quatro sessões por município totalizando 68 apresentações. As sessões são sempre gratuitas e agendadas juntamente com as Secretarias de Educação dos municípios.

Sertaneja recebeu apresentações gratuitas do espetáculo Histórias Eletrizantes