O Indice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná e que está sendo divulgado nesta segunda-feira (13 de novembro), avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR – na área estadual – e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores.

A aferição foi realizada dentro do segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com a participação de todos os TCs estaduais, além do Tribunal de Contas da União (TCU). O ranking – dividido em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais – está disponível no portal do TCE-PR na internet.

As prefeituras paranaenses atingiram um índice médio de 75,33%, onde apenas 67 estão num intervalo do índice entre 95% /100% e critérios essenciais em 100%. Sertaneja ocupa a 14º posição no Estado conquistando o SELO DIAMANTE da ATRICON, com índice de transparência de 96,33% e essenciais em 100%.

“É essencial a transparecia dos atos públicos, dando ferramentas para a população no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública, ter um Portal alinhado com esses princípios é primordial para uma boa administração”, ressalta o Prefeito Jamison.