Com o tema “Democracia e Direito à Cultura – pensando Ibiporã”, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e Conselho Municipal de Cultura de Ibiporã (CMCI), promove na próxima quinta-feira (26), às 19 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli, a 3ª Conferência Municipal de Cultura (CMC). Espaço de diálogo e participação entre a sociedade civil e os representantes do governo, o objetivo da conferência é debater e definir políticas, programas e ações que moldarão o cenário cultural do município nos próximos 10 anos, por meio do Plano Municipal de Cultura, além de eleger delegados para as plenárias das conferências estadual e nacional.

Observados os princípios e objetivos do Plano Nacional de Cultura, durante a conferência seis eixos temáticos serão discutidos: Plano Municipal de Cultura (PMC); Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais. Ao final do evento, serão definidas 12 demandas culturais – duas de cada eixo – para serem apresentadas ao Governo Federal.

A palestra de abertura do evento, com o tema ?Democracia e Direito à Cultura?, será ministrada pelo consultor Valdir Grandini, o Dentinho, coordenador do programa Fábrica (Rede Popular de Cultura), da Secretaria de Cultura de Londrina, e que está assessorando a SMCT desde o mês de fevereiro, quando iniciou a primeira Escuta Pública da Cultura para formulação do Plano Municipal de Cultura e implementação da Lei Paulo Gustavo.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, ressalta que a cultura ibiporãense vive um momento histórico, com a criação de um Conselho Municipal de Cultura e a definição e aprovação de uma legislação municipal de fomento à cultura. “A última conferência foi há 10 anos. Será uma excelente oportunidade para a população se envolver ativamente nas decisões relacionadas à cultura da cidade. A conferência é um espaço amplo e democrático, onde ideias e sugestões são bem-vindas, fortalecendo a participação social e a construção colaborativa de políticas públicas culturais. Por isso, todos os munícipes estão convidados a participar deste momento que definirá os rumos da política cultural de nosso município a curto, médio e longo prazo, ajudando o governo municipal a fortalecer cultura de nossa “Terra Bonita”, valoriza a secretária.