O perfil oficial da Prefeitura de Santana do Itararé divulgou recentemente uma nota sobre a importância do Aterro Sanitário no município. Sobre a importância de continuar a aprimorar esforços no respeito ao meio ambiente para proporcionar um futuro melhor para as novas gerações.

VEJA O TEXTO NA ÍNTEGRA:

Há alguns anos, a Professora Miriam Monteiro foi pioneira na separação de lixo e recicláveis em nosso município, tornando-se um exemplo para todos até hoje. Em meus primeiros mandatos como prefeito, testemunhamos as dificuldades enfrentadas por ela e muitos habitantes com o lixo, sua separação e destino final.

Criamos a Asagasi para coletar e separar o lixo até o aterro sanitário, capacitando trabalhadores que se tornaram referência na área. Nas décadas de 90 e início dos anos 2000, grandes lixões se acumulavam pela cidade, representando perigos à população com a propagação de doenças e diversas consequências do lixo acumulado em locais inadequados.

Além dos riscos à saúde, o lixo acumulado impactava o meio ambiente, contaminando solos e águas, prejudicando a fauna e a flora locais. A criação do aterro sanitário foi um marco para nossa cidade, trazendo melhorias significativas para o meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes.

Embora ainda haja desafios a superar, hoje somos um exemplo na região, atraindo o interesse de outras cidades que buscam replicar nosso sistema. Reconhecemos a importância do tratamento adequado do lixo e seu destino final para construir uma cidade mais limpa, agradável, saudável e sustentável para todos.