DIRETORIA - CONVERSA COM LUCIANA SATO

Daniela Calsavara

Luciana Saito Massa liderou o encontro com mais de 50 mulheres no Lounge da Sociedade Rural do Paraná (SRP). O evento começou logo após a abertura oficial da 62ª edição da Expolondrina.  

A primeira dama do Estado do Paraná falou sobre sua trajetória. Nascida no interior de São Paulo, viveu no campo até os 17 anos. Os pais eram agricultores familiares. Foi em busca de crescimento pessoal que ela se mudou de Registro para Curitiba. Na capital paranaense, conheceu Carlos Massa Ratinho Júnior. 

Luciana afirma que jamais havia se imaginado como primeira dama do Paraná, mas a partir do momento em que o marido foi eleito Governador do Estado, ela decidiu se aprofundar nas questões relativas ao cargo.

Com os três filhos já crescidos, Luciana Saito Massa pode se dedicar mais à função de primeira dama. “Tem mais ônus do que bônus, é preciso todo cuidado para não prejudicar o trabalho do marido, construído ao longo de anos”, disse a primeira dama.

Elaine El-Kadri, primeira dama da Sociedade Rural do Paraná, foi a anfitriã. Junto com ela, estavam a esposa do Ministro da Agricultura, Claudineia Vendramini, a Deputada estadual Cloara Pinheiro a deputada federal Luiza Canziani, e mulheres que são destaque em suas posições e na sociedade civil organizada. 

A primeira dama do Estado ressaltou ações como o Paraná Rosa, caminhada que se iniciou em em 2019 e promoveu o contato com população em mais de 40 municípios. Ao perceber que o governo do estado ficava muito distante do que aconteceria nos municípios, Luciana Massa começou a promover encontros de primeiras damas municipais. A estratégia ajudou a aproximar e estreitar laços, fazer com que os serviços do governo do estado chegassem aos municípios. 

Ela ainda citou campanhas de arrecadação de roupas e alimentos e a campanha do Paraná contra a dengue, uma grande mobilização que atingiu 94% dos municípios paranaenses.

Cloara Pinheiro, Procuradora da Mulher da ALEP, não poupou elogios à primeira dama Luciana. “Todas as pessoas atendidas por ela saem encantadas”. A deputada ainda adiantou um encontro marcado para 25 de abril com vereadoras de todo o Estado. 

Antes do momento de descontração, bate papo e muitas fotos, a primeira dama Luciana Saito Massa fez questão de deixar uma mensagem a todas as presentes. “Nunca deixem que ninguém diminua a importância das suas origens, tenham orgulho das suas raízes, das suas lutas e suas conquistas”, frisou.