Uma ferramenta desenvolvida pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná vai permitir com que cidadão possa interagir diretamente com o Legislativo no decorrer do projeto Assembleia Itinerante, ação que vai levar o trabalho parlamentar para os grandes eventos populares do Paraná. Durante o período em que a Assembleia estiver no interior do Estado, a população poderá preencher um formulário com propostas, iniciativas, sugestões e demandas de sua região. A primeira parada da Assembleia é a ExpoLodrina, entre os dias 12 e 15 de abril.

Ao longo do período, aqueles que estiverem na exposição poderão visitar os deputados em um estande da Assembleia montado no local. Lá, um totem com QRcode vai direcionar o cidadão para um formulário on-line com campos para deixar os contatos e sugestões. As propostas serão armazenadas, analisadas e respondidas por uma equipe da Assembleia Legislativa. A importante ação de cidadania tem a finalidade de aproximar a população cada vez mais da Assembleia.

Além disso, no espaço montado pela a Assembleia, as pessoas poderão se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo. No decorrer da agenda de trabalho, também serão distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.

O Assembleia Itinerante foi proposto pela Mesa Executiva para criar um canal direto entre a sociedade e o Legislativo. A ideia é que em cada mês do ano a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberão prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

As exposições agropecuárias de Londrina, em abril, e Maringá, em maio, serão as primeiras a receber a proposta. A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina) ocorre entre os dias 6 e 16 de abril. O Poder Legislativo estará presente entre os dias 12 e 15 de abril. No dia 13, ao Poder Legislativo realiza um grande evento aberto ao público, a partir às 19 horas, no auditório do Parque de Exposições, para receber as reivindicações da população. A sessão solene da Assembleia Itinerante será realizada no Auditório José Garcia Molina.

Em maio, é a vez de Maringá. A edição 2023 da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) será realizada entre os dias 4 a 14 de maio. A Assembleia participa do evento entre os dias 10 e 13 de maio. Na cidade, o evento para ouvir a sociedade ocorre no dia 12, às 19h, no auditório do Parque Internacional de Exposições de Maringá, quando as entidades entregam as reivindicações da região.