1ª Expo Pet mostra a força desse segmento que cresce ano a ano e tem vários nichos de mercado, desde a alimentação até os cuidados com a saúde e bem-estar

Os animais de estimação fazem parte de muitas famílias. São cerca de 150 milhões de pets no Brasil, número que movimenta o mercado seja de Pet Vet, Pet Food ou Pet Care. Todos estes nichos serão contemplados na 1ª Expo Pet durante a ExpoLondrina.  “Este é um setor importante do agronegócio e a intenção da Sociedade Rural do Paraná (SRP) com este espaço é promover um ambiente próspero de negócio para as empresas dos mais diversos portes e segmentos. Haverá espaço para rodadas de negócios e palestras. Para o público em geral, será uma vitrine de tudo o que há de novo e inovador neste universo”, conta David Dequech Neto, vice-presidente da SRP.

Os números do setor são significativos: o faturamento estimado em 2023 foi de R$ 70 bilhões, a maior parte desse valor na área de Pet Food. A expectativa é que este montante seja superado este ano, uma vez que o número de animais domésticos vem crescendo ano a ano, hoje a cada três famílias no Paraná, duas têm pets em casa. A estimativa é que haja no estado 6 milhões de pets. “Olhando para a importância deste mercado, demos esse passo inicial com a Expo Pet, abrindo caminho para a realização de outros eventos no segmento fora da ExpoLondrina também”, projeta Dequech Neto.

O Brasil é o terceiro país no ranking da população pet mundial. Os cães ocupam a primeira posição, com 58 milhões de animais. Em seguida vem as aves canouras com 41 milhões, seguidas pelos gatos com 27 milhões. Os dados são do Censo Pet IPB, realizado pelo Instituto Pet Brasil em 2021.

Estes pequenos animais encantam o público que visita o parque Ney Braga. Nas edições anteriores da ExpoLondrina, o pavilhão de pequenos animais sempre foi sucesso, e este ano o espaço será ainda mais rico em novidades e inovações do mercado PET. “A Expo Pet vem para ficar e se solidificar, trazendo novidades a cada ano para a ExpoLondrina”, finaliza David Dequech Neto.

O Pavilhão de Pequenos animais, este ano em novo local (no Pavilhão Dalton Paranaguá, na área industrial da ExpoLondrina), promete novamente agradar todo o público. Entre as espécies presentes já estão confirmados cães de diversas raças, coelho, hamster, twister, porquinho da índia, chinchila, iguana, pogona, tigre d´agua, peixe betta e cobra.

Pet Friendly

Além dos pavilhões voltados ao mercado Pet, o parque também estará aberto para os animais domésticos. É a primeira exposição pet friendly em que eles poderão passear pelo parque acompanhados de seus tutores maiores de 18 anos. Para garantir a tranquilidade e segurança de todos, há algumas regras que devem ser seguidas para autorizar a entrada dos PETs, que devem sair do parque até as 20 horas por conta do alto movimento de público após esse horário, eles não serão permitidos na arena de shows.

Todos os animais precisam estar com a vacinação em dia, sendo obrigatória a apresentação da carteirinha atestando a atualização das vacinas antirrábica, V8 ou V10. É permita a entrada e permanência de cães de pequeno porte e médio porte (até 49cm) se conduzidos no colo do dono, coleira ou Petcar; animais de grande porte (até 69cm) devem ser conduzidos na coleira e usar focinheira.

É obrigatório o recolhimento da sujeira feita pelo PET. Em caso de mau comportamento, briga ou indisposição entre os pets, ou descumprimento de uma das normas, poderá ser solicitada a retirada do animal do parque. Ao acessar a ExpoLondrina, o tutor fica ciente da responsabilidade pelos atos do animal. Se houver danos a outros pets, pessoas ou ao espaço, o responsável deverá arcar com o devido ressarcimento, bem como assumir quaisquer desdobramentos que venham a ocorrer.

O regulamento completo pode ser encontrado no site www.expolondrina.com.br.