O Conselho Tutelar de Japira realizou nesta última semana, um curso de capacitação para operar o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – SIPIA, que é uma plataforma nacional qualificada de apoio e retaguarda às ações de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas, relacionadas à infância e adolescência e constitui-se em poderoso instrumento contribuindo para a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA.

Por intermédio do SIPIA, os Conselheiros poderão atuar interligados com outros atores do sistema de justiça visando à garantia, promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes de forma mais ágil e eficaz.

A partir de agora o Conselho Tutelar poderá registrar em uma base de dados nacional as demandas existentes no Município sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente, a fim de que, por este Sistema, os envolvidos na rede de proteção possam atender estas demandas que ficarão registradas. Fonte: Comunicação / Foto: Divulgação PMJ.