O deputado estadual Tiago Amaral conversou com o diretor-presidente da Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno que, acompanhado do engenheiro Celio, esteve na última sexta-feira pela manhã, dia 10, no Colégio Agrícola Estadual Fernando Costa, em Santa Mariana, Norte Pioneiro, para avaliar a estrutura atingida e providenciar a contratação emergencial das obras de reconstrução.

“Eles estão trabalhando para readequar áreas que não foram atingidas pelo incêndio e que poderão receber os alunos para o ensino presencial provavelmente daqui a uns quinze dias. Por enquanto o ensino poderá acontecer de forma online. O incêndio foi ontem à noite e o governo do estado depositou R$ 120 mil na conta de fundo rotativo para a direção fazer esses primeiros enfrentamentos, como limpeza e adequações”, comentou Tiago Amaral, após conversar por telefone com o diretor-presidente da Fundepar. Na quinta à noite, após ser informado do incêndio, Tiago Amaral conversou com o secretário de educação, Roni Miranda.

“É um momento de muita tristeza, o colégio é uma referência, tem 350 alunos de várias regiões do Paraná e até de outros estados, mas saber da rapidez da secretaria de educação, do diretor-presidente da Fundepar, do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio e do governador Ratinho Junior dá um acolhimento nesse momento para nós, prefeito, alunos, professores e familiares dos estudantes”, comentou Tiago Amaral. As tratativas começaram na noite de quinta-feira logo após ser informado do incêndio pelo prefeito Marcelo Bolinha. O coordenador regional Renato Sartori esteve nessa sexta pela manhã no colégio.

“Ao saber do incêndio liguei imediatamente para o deputado Tiago Amaral que é o representante do nosso município junto ao governo do estado.  O Colégio Agrícola estadual Fernando Costa é uma das instituições mais tradicionais do Paraná”, afirmou o prefeito Marcelo Bolinha.

Incêndio – De acordo com as primeiras informações, o incêndio que começou no alojamento feminino do Colégio Agrícola Estadual Fernando Costa atingiu cozinha, refeitório, laboratório de química e informática e salas. Com a saída rápida dos alunos e o trabalho ágil do Corpo de Bombeiros o incêndio foi controlado em poucas horas. Ninguém se feriu.

Força-tarefa – Uma força-tarefa foi montada pelo governo do estado para atender alunos e reconstruir escola, além de garantir alojamento, segurança e alimentação para os estudantes.

“Levamos os estudantes que dormem na instituição para o Colégio Machado de Assis e alguns pais vieram buscar os filhos”, explicou o vice-prefeito José Luiz, que esteve ontem à noite e hoje de manhã no local.

Colégio Agrícola de Santa Mariana atingido por incêndio será reconstruído

De acordo com o vice-prefeito, além da avaliação da estrutura, estão sendo estudadas alternativas para a manutenção das aulas. “Nesses primeiros quinze dias as aulas deverão ser online. Junto com a direção e o núcleo estamos avaliando o que pode ser feito para o retorno das aulas no sistema presencial”, explicou José Luiz.

O colégio tem cerca de 300 alunos em cursos de técnico agrícola e agropecuário. Aqueles que moram em outras cidades dormem nas dependências da escola que funciona em sistema de internato. O colégio é referência nacional e atrai estudantes de outros estados.