Castramóvel: Prefeitura de Guarapuava promove primeiras castrações de cães e gatos de 2024 nesta quinta-feira, 4 de abril:

A ação gratuita e destinada a pessoas de baixa renda se estende até o próximo dia 9, terça-feira. Os procedimentos serão realizados em dois locais e datas diferentes: Parque das Araucárias (de 4 a 6 de abril) e Ginásio de Esportes Joaquim Prestes (de 7 a 9 de abril).

Desta quinta-feira, 4, até sábado, dia 6 de abril, o Parque das Araucárias, em Guarapuava, recebe o Castramóvel, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), via Departamento de Proteção Animal.

O Programa oferece castrações gratuitas aos animais de estimação da população de baixa renda.

“Este é o maior projeto de proteção e cuidado com os animais que Guarapuava já teve. Além de primar pelo bem-estar desses amigos de quatro patas, o Programa Castramóvel tem o objetivo de frear o aumento da população dos animais de rua e prevenir a transmissão de doenças. Eu me sinto muito feliz pela adesão da população a esta causa. Precisamos aguçar, cada vez mais, a responsabilidade das pessoas, principalmente em se tratando da adoção consciente e dos cuidados contínuos. Um animal não é um brinquedo e, por isso, jamais pode ser descartado, abandonado ou maltratado. A castração é um ato de amor”, ressaltou o prefeito Celso Góes.

“O Castramóvel é de extrema importância em Guarapuava, visto que ajuda a diminuir o número de animais nas ruas e previne doenças. Desde o início, o Programa já passou por vários bairros na cidade e vai continuar percorrendo outras regiões do Município. Com isso, facilitamos a vida da população que não precisa percorrer grandes distâncias para realizar os procedimentos”, disse a assessora da Secretaria do Meio Ambiente, Ana Rita Batista.

O diretor do Departamento de Proteção Animal de Guarapuava, Fábio Warpechowski Gorski, falou sobre a grande adesão das pessoas ao Programa de Castração. Ele pontua que a população está cada vez mais consciente em relação aos cuidados com os animais de estimação e isto resulta em benefício para toda a sociedade.

“Só neste primeiro dia aqui no Parque das Araucárias, 130 pessoas fizeram a inscrição para castrar seus animais de estimação. Isso demonstra a responsabilidade que os moradores têm para com seus amigos de quatro patas. Para nós, da Secretaria de Meio Ambiente, isto é motivo de muita satisfação pois nossas campanhas despertam a consciência das pessoas. A castração previne o aumento desenfreado dos animais de rua e previne doenças. Muitas dessas pessoas que estão aqui hoje, adotaram esses animais. Este é um gesto de amor, de cuidado e de respeito”, disse Fábio.

Valter Cordeiro é morador do Bairro Vila Bela. Ele possui seis cães, três fêmeas e três machos, dentre eles, a pequena Theodora, uma cachorrinha que foi abandonada e passava fome nas ruas e, por isso, foi acolhida por Valter e sua família. O Castramóvel permitiu que todos eles fossem castrados no mesmo dia. De acordo com Valter, se tivesse que pagar pelos procedimentos, não seria possível realizar as operações.

“Eu tenho seis cães, três machos e três fêmeas. A Theodora é uma cachorrinha que foi abandonada lá perto de casa e passava fome. Como eu e minha família amamos os animais, adotamos ela também. Quando minha nora falou do Castramóvel, aproveitei para me informar e fazer a inscrição. Hoje todos eles serão castrados aqui no Parque das Araucárias. Eu estou muito feliz com esta ação da Prefeitura”, sublinhou Valter.

Situação semelhante é a de Natani Rafaela da Rosa, tutora da cachorrinha Mia. Natani disse que Mia foi abandonada e vivia pelos arredores de sua casa, no Jardim Patrícia. Em um gesto de solidariedade, ela começou a alimentá-la. Depois de uns dias, Mia se tornou a nova moradora da casa. Mas havia uma preocupação por parte da família, uma vez que a cachorra poderia entrar no cio e emprenhar. Quando ficou sabendo do Programa Castramóvel via redes sociais, Natani fez o cadastro e, na manhã desta quinta-feira, levou Mia para o procedimento.

“Eu me sinto muito feliz hoje de poder castrar a Mia. Ela apareceu na nossa casa há um ano e a preocupação que ela desse cria era muito grande, pois existem muitos cachorros abandonados na cidade. Quando fiquei sabendo pelo Facebook sobre as castrações, eu fiz o cadastro e agora trouxe ela aqui para o procedimento”, detalhou Natani.

OUTRO LOCAL

Além do Parque das Araucárias, as ações do Castramóvel prosseguem de domingo, 7, até terça-feira, dia 9 de abril, mas desta vez, no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, Bairro Trianon.

Nos seis dias de ação, a meta é castrar mais de 1200 animais entre cães e gatos.

Desde o início das atividades, em julho de 2021, mais de dez mil animais entre cães e gatos foram castrados pelo Programa.