Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), ela conta com o apoio do Governo do Estado e reúne mais de 1,4 mil agentes de viagens. Devem circular pelo espaço 4,2 mil pessoas até sexta-feira (08)

O crescimento do turismo no Paraná e a importância da parceria entre os órgãos públicos e a iniciativa privada para ações voltadas ao setor foram destaques na abertura da 20ª edição da Expoturismo Paraná, nesta quinta-feira (07), em Curitiba. Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), ela conta com o apoio do Governo do Estado e reúne mais de 1,4 mil agentes de viagens. Devem circular pelo espaço 4,2 mil pessoas até sexta-feira (08).

“O setor turístico cresceu 10% em 2023 e outros dados, como a geração de 6,7 mil novos empregos, mostram um panorama muito positivo no Paraná”, disse o vice-governador Darci Piana, na abertura do evento. “Isso demonstra que estamos no caminho certo ao trabalhar em conjunto com a iniciativa privada para fortalecer a capacitação e a divulgação dos nossos atrativos”.

20ª edição da Expoturismo Paraná reforça protagonismo do Estado no setor

Outro indicador positivo recente do turismo paranaense é o crescimento de 51% no número de visitantes estrangeiros que desembarcaram no Paraná em 2023. Foram 522.832 em 2022 e 791.504 no ano passado. “Quando falamos do turismo internacional pela malha aérea, o aumento foi de 203% no número de estrangeiros que entraram no Estado pelos aeroportos”, complementou o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Na abertura, o Governo do Estado e a prefeitura de Curitiba também assinaram um protocolo de intenções para desenvolver, junto com outras instituições, o produto turístico “Inverno em Curitiba”. O objetivo é gerar mais fluxo na Capital, contribuir para ampliar a maior permanência do turista na cidade, e fomentar a atividade nos segmentos cultural e da economia criativa. “O inverno de Curitiba reflete toda nossa pujança cultural. Temos gastronomia, música, teatro, parques e diversos eventos”, afirmou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

20ª edição da Expoturismo Paraná reforça protagonismo do Estado no setor

CAPACITAÇÃO – Antes da solenidade, a Secretaria do Turismo realizou uma capacitação para os gestores municipais da área, através do programa Qualifica Setu. O tema foi gestão de eventos.

FEIRA – A programação da Expoturismo conta com ações de capacitação e rodadas de negócios, além da 18ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná e atrações para os representantes de entidades do turismo regional e nacional. “Os agentes de viagens encontrarão muitas oportunidades de aprendizagem”, destacou o presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade de abertura o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o vice-presidente da Fecomércio, Paulo Naiuári; a presidente do Instituto de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; a presidente do Curitiba Conventions & Visitors, Gislaine Queiroz; e o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

A programação completa do evento pode ser consultada AQUI

AEN