Um grande público acompanhou a abertura da fase regional da 71ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) Bom de Bola que aconteceu no Ginásio de Esportes Mirão em Sertaneja. Com a presença da delegação de 16 municípios que buscam o título do futebol masculino e feminino de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Mayra Iida Moraes, ressalta sobre o evento. “Tem grande importância no desenvolvimento dos adolescentes além da prática esportiva. Ele contribui para o desenvolvimento físico, socialização, disciplina, saúde mental, desempenho escolar e inclusão social”, analisa.

Serão quatro dias de competição com aproximadamente 800 pessoas entre atletas, professores, dirigentes, árbitros e equipe organizadora. As equipes vencedoras irão disputar a fase macrorregional na cidade de Santo Antônio da Platina em setembro com os vencedores dos Núcleos de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti e Wenceslau Braz.

O prefeito de Sertaneja, Samuel do Prado, destacou a importância do município ser sede da competição. “É um evento regional de nosso Estado. Além de fomentar o comércio local e também estar com vários setores da Prefeitura auxiliando para abrilhantar a competição”, complementa.
Nesta fase serão: Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Jataizinho, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Mariana, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja e Uraí que enviaram seus representantes para as partidas de futebol masculino e feminino.
No Paraná, o Bom de Bola mobiliza 8.720 alunos, matriculados no Ensino Fundamental (12 a 14 anos) e no Ensino Médio (15 a 17 anos), vindos de 436 escolas. A competição é exclusiva de futebol de campo e se tornou referência na formação de jovens talentos esportivos.

Os Jogos Escolares Bom de Bola é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e apoio das prefeituras dos municípios-sede.

Texto: Marcos Júnior