Na noite desta quinta-feira (21/8), no Centro Cultural, a Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria de Educação, a presentou a nova metodologia de aprendizagem que será implementado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O “Solução Contagie” abrange crianças desde o nascimento até 6 anos de idade. Foi fundado no Brasil pelo empresário Marcelo Quelho Gilho e pela Mestre em Educação Alessandra Nicolau.
Esse novo projeto é inspirado na abordagem italiana Reggio Emilia, que valoriza a escuta e reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança. Representada pelo Pedagogista Loris Malaguzzi, a abordagem foi considerada a melhor metodologia de educação infantil do mundo pela revista norte-americana Newsweek, em 1991.
“Estamos promovendo uma revolução na educação pública de Cornélio Procópio com um método de aprendizagem utilizado nos países do Primeiro Mundo. É a primeira vez que introduzimos uma metodologia de ensino no município para crianças até seis anos. Que todos aproveitem ao máximo as oportunidades e o material que será disponibilizado, porque isso vai ajudar no aperfeiçoamento e desenvolvimento dos alunos. Assim, vamos enriquecendo a educação daqui e levando Cornélio Procópio ao patamar que ela merece.”
De acordo com a secretária municipal de Educação, Marisa de Conti, o maior desafio da Secretaria, na atual gestão, é sair da posição 398 entre os 399 municípios do Paraná em relação à educação infantil em 2024, conforme o indicador IDEB -Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Para melhorar isso, decidimos investir nessa metodologia, que nos agradou justamente porque não busca alfabetizar de imediato, mas fazer com que as crianças aprendam, descubram, formem e construam seu conhecimento. Temos em Cornélio Procópio um material rico e único. Vamos aproveitar essa riqueza.”
A apresentação do Contagie contou com a presença de professores dos CMEIs e Escolas Municipais, pais de alunos, autoridades locais e um dos fundadores do método, Marcelo Quelho Gilho.
MÉTODO PEDAGÓGICO
O Contagie é definido como “Cooperação Nacional para transformação pela aprendizagem de uma geração inclusiva e empreendedora”. É um método de aprendizagem focado no desenvolvimento integral da criança como sujeito e protagonista de escolhas e de ações.
Com ele, a criança tem a oportunidade de se desenvolver e construir autonomia, para que, no final da Educação Básica, seja um jovem capaz de tomar decisões e de realizar escolhas.
Presente no evento, o fundador Marcelo Quelho Gilho explicou que à Contagie nasceu do desejo de transformar a educação infantil, valorizando a criatividade, a arte e o amor como bases do aprendizado. “Nosso compromisso é tornar a educação pública a primeira opção das famílias, com qualidade e participação, construindo um futuro melhor para Cornélio Procópio.”
O percurso da aprendizagem dos alunos da educação infantil é dividido por semestres ou trimestres, com cada idade trabalhando temas, como: “Encantando-se com a natureza”, “Desbravando a natureza”, “Aprendendo com a natureza, “Caminhos da natureza” e “Vivenciando a natureza”.
Após a apresentação do método, as famílias e professores tiveram a oportunidade de conhecer o material que será usado pela educação municipal.
Assimp – Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio