Neste sábado, dia 11 de outubro, o músico Zeca Collares, uma das maiores referências da viola caipira na atualidade, oferecerá uma oficina gratuita para os músicos de Cornélio Procópio. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, ocorrerá das 15h às 17h no Centro Cultural Galdino de Almeida. Durante a oficina, Zeca compartilhará suas técnicas, histórias e experiências, para interessados pela viola caipira e pela música raiz.

Com uma carreira sólida e nove álbuns autorais, Zeca Collares já Tse apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Renato Teixeira, Xangai, Hermeto Pascoal, Célia e Celma. Além de músico e compositor, ele é também produtor e professor de Viola Caipira no Conservatório de Tatuí (SP).

O secretário de Cultura, Ruy Sampaio, ressaltou a importância dessa oportunidade para os músicos locais: “Ter Zeca Collares em nossa cidade é um privilégio. Sua virtuosidade e dedicação à música caipira inspirarão todos os participantes, contribuindo para o fortalecimento da nossa cultura.”

À noite, às 20 horas, o Centro Cultural será palco de uma apresentação de Zeca Collares e sua banda, que celebrará o legado da icônica dupla Pena Branca & Xavantinho. Conhecidos por sua habilidade única de misturar a tradição da música caipira com temas contemporâneos, Pena Branca & Xavantinho deixaram uma marca indelével na cultura brasileira, influenciando gerações de músicos. Zeca, que já dividiu o palco com eles, prestará uma homenagem a essa rica tradição, destacando a capacidade técnica e a emoção que caracterizam suas composições.

O evento é uma realização do procopense João Carlos Bruno, em parceria com a Prefeitura de Cornélio Procópio. O prefeito Raphael Sampaio enfatizou o compromisso da administração municipal com a cultura: “Investir em eventos como este é fundamental para valorizarmos nossas raízes e promover a música como um elemento de união e identidade.”

Asimp