O anúncio da construção de um CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) em Wenceslau Braz tem gerado muitos elogios, mas também algumas dúvidas entre a população sobre qual exatamente o serviço que será prestado na nova unidade. Apesar de já devidamente explicado, fica aqui mais um registro de reforço das diferenças para os serviços que já são prestados atualmente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Basicamente, de forma bem objetiva, pode-se definir o CRAS como um serviço que busca, por meio do acompanhamento às famílias, prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade social e de riscos sociais.

O CREAS, por sua vez, oferece apoio e orientação especializados a pessoas que já vivem em situação de risco comprovada, ou seja, que são vítimas de violência física, psíquica e sexual, abandono, negligência, ameaça, maus tratos, e discriminações sociais.

Apesar da proximidade, os dois desempenham, como detalhado, funções distintas e que se complementam, sendo de grande importância especialmente a pessoas em situações de vulnerabilidade social. Fonte: Assessoria / Foto ilustrativa: Divulgação-SEJUF.