Nesta quarta-feira (16/7), a Vigilância Sanitária de Cornélio Procópio foi premiada em 1º lugar na a campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”, promovida pelo Sesc Paraná. O objetivo da iniciativa, que já está na 5ª edição, é incentivar toda a população a eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue.
A equipe da Vigilância Sanitária do município foi a melhor do Estado e a melhor em área de abrangência, com 63.486 e 197,48 pontos, respectivamente. Além disso, também obtiveram 3 premiações individuais conquistadas pelos agentes Maria de Fátima de Faria (4º), Elizeo Rodrigues da Rocha (5°) e Azemilda Cardoso de Andrade (6°). Os prêmios incluíam troféus, medalhas e estadias no Hotel Sesc Caiobá, que foi destinado aos seis participantes com maior pontuação em todo o estado.
A ação foi realizada de forma virtual entre fevereiro e maio de 2025 e aberta a todo o público do Estado. Qualquer pessoa residente no Paraná, de qualquer idade podia participar. A participação podia ser individual ou em grupo (equipe). As equipes podiam ser formadas por moradores de cidades diferentes, mas apenas um município era considerado para fins de premiação. Cada inscrito podia participar de apenas uma equipe por vez.
Os pontos eram acumulados a partir do envio de fotos que mostrassem a eliminação de focos do mosquito, com uma imagem do local antes da ação e outra depois da limpeza. Cada dupla de fotos valia 1 ponto, desde que fosse aprovada pela equipe técnica do Sesc. Em datas especiais, era possível ganhar pontos extras com “missões” divulgadas pela organização. A campanha premiou os melhores colocados em três categorias: participantes individuais, equipes e municípios, divididos por áreas de abrangência das Unidades Sesc.
O prefeito Raphael Sampaio comemora e reconhece os esforços realizados por todos os envolvidos. “Essa conquista mostra que quando a comunidade, os profissionais de saúde e a educação se unem por um objetivo comum, os resultados aparecem. A redução expressiva nos casos de dengue é reflexo direto do trabalho sério da nossa Vigilância Sanitária e do engajamento da população. Parabéns a todos os envolvidos. Seguimos firmes na prevenção e no cuidado com a nossa cidade”.
Atualmente, o município tem confirmados 146 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, eram 4.452. Para a secretária de Saúde, Claudiane Andrade, esse prêmio a faz sentir satisfeita, porque a prevenção é o foco principal da pasta. “Quem ganha com isso é a população, porque uma das prevenções da dengue é eliminar o foco, eliminar os criadouros, e a equipe da Vigilância Sanitária conseguiu eliminar mais de 63 mil”.
A secretária também reforça que essas campanhas são iniciativas que fazem com que a própria população participe. Além da equipe da Vigilância Sanitária, a Escola Estadual Zulmira Marchesi da Silva também participou da ação e ficou em 3° lugar em área de abrangência, tendo eliminado mais de 2 mil focos de dengue.
De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária, Tânia Langer, desde fevereiro a equipe vem realizando palestras, jogos, gincanas e brincadeiras que incentivassem a retirada de material que serve como criadouro para o mosquito. “Estamos honrados com essa premiação, mas o trabalho continua para alcançarmos o índice zero em nosso município. Somos gratos por todos os agentes, servidores e população que tem nos ajudado no combate à dengue”.
A diretora ainda reforça que apoio da comunidade é parte essencial. “Não acumulem lixo em casa, verifiquem seus quintais, armazenem o lixo adequadamente e não joguem entulhos em terrenos baldios. Vamos lutar todos juntos, porque juntos somos mais fortes.”
Assimp/PMCP



















