Atividades nos segmentos de Alojamento e Alimentação, ligadas ao setor de turismo apresentaram aumento de 3,2% entre novembro de 2019 e janeiro de 2020, totalizando mais de cinco milhões de trabalhadores. O comparativo é feito em relação ao mesmo período dos anos de 2018 e 2019 e os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, a categoria Outros Serviços, que inclui atividades relacionadas ao turismo, segundo classificação do IBGE, também apresentou alta no número de vagas. Na comparação com o mesmo trimestre móvel de 2018/2019, houve aumento de 5,7%, ou seja, mais 276 mil pessoas empregadas. Trata-se do maior avanço dentre os outros grupamentos, como Indústria Geral, com 4,4%, e Transporte, Armazenagem e Correio, com 4,5%.

Em âmbito nacional, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2020, uma queda de 0,8 ponto percentual ante o mesmo trimestre encerrado em janeiro de 2019 (12%). O contingente de pessoas ocupadas (94,2 milhões) registrou crescimento se comparado ao mesmo período de um ano atrás, com um adicional de 1.860 mil pessoas.

O bom momento vivido pelo setor foi enaltecido pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. “Esses resultados demonstraram uma perspectiva otimista e crescente de que estamos no caminho certo. O turismo no centro da agenda estratégica do Brasil proporciona isso”, disse.

Fonte: Agência CNM de Notícias / Foto: Pixabay