Escola Benedita dos Santos realizou a feira cultural “Pequenos Empreendedores, Grandes Talentos”, e o dinheiro arrecadado será destinado a uma confraternização entre as turmas.

Com o objetivo de promover o espírito empreendedor desde cedo, a Escola Municipal Benedita dos Santos realizou, na manhã desta quinta-feira (14), a feira cultural “Pequenos Empreendedores, Grandes Talentos”. O evento é fruto do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que incentiva a prática do empreendedorismo entre alunos do ensino fundamental.

“Empreendedorismo não se limita ao setor empresarial, ele está presente na cultura, na educação, no esporte, na política e, especialmente, dentro da sala de aula, com os professores. Em nossas escolas municipais, queremos ir além do ensino tradicional. Não se trata apenas de passar o conteúdo que deve ser ensinado, mas de plantar uma sementinha na cabeça de cada aluno, mostrando que o empreendedorismo pode ajudá-los”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A feira teve início com apresentações culturais no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde os alunos se apresentaram para os pais e comunidade com performances de música, canto coral, capoeira, ginástica, jiu-jitsu, entre outros. Em seguida, cada turma retornou às salas de aula, onde montaram previamente estandes para expor e vender produtos confeccionados por eles mesmos. Entre os itens à venda estavam canetas decorativas, terrários, garrafinhas customizadas, bolinhas de Natal e panos de prato, todos produzidos com materiais recicláveis ou de baixo custo, incentivando a sustentabilidade e a criatividade.

Ana Cláudia Klosouski, diretora de Inovação na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, ressaltou o papel do JEPP. “O principal objetivo do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) é desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos, com foco nas chamadas soft skills, como comunicação, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e trabalho em equipe. Esse é o trabalho que estamos promovendo nas escolas, contribuindo de forma essencial para o futuro de nossos estudantes”, explica.

Para a professora Jussara Abdala, orientadora pedagógica da Escola Benedita dos Santos, o trabalho com empreendedorismo vai além de vender produtos. “Uma das primeiras coisas que a gente fala para eles é sobre o sonho. Eles precisam ter um sonho e lutar por ele. Trabalhamos também com a economia financeira, em parceria com o Sicredi, onde cada criança possui um cofrinho para economizar e, no final do ano, decidir como utilizar o dinheiro”, destacou Jussara, que orienta o projeto na escola há anos.

Os alunos, animados com a experiência, expressaram o que aprenderam com a feira. Andressa Batista Cropolato, de 9 anos, da turma do 4º ano A, falou sobre sua participação na confecção de canetas decorativas. “A gente tirou o tubinho da caneta, usou fita decorada e montou as canetas. Foi bem legal e difícil ao mesmo tempo. Espero vender bastante”, comentou a aluna, animada com a possibilidade de um possível valor arrecadado.

Para Valentina da Cruz, também de 9 anos, o projeto foi uma oportunidade de aprender a lidar com dinheiro e economizar. “A gente aprendeu a dar troco, cobrar e guardar dinheiro. Assim, se minha mãe pedir para comprar algo, já sei o que fazer”, compartilhou Valentina.

Os pais também participaram do evento, entusiasmados com o desenvolvimento das crianças. Kátia Mara Portela Bastos, mãe de Natan, destacou a importância do projeto para o futuro dos jovens. “É essencial que aprendam o valor do dinheiro e o que fazer com ele. É muito bom ver a empolgação deles e saber que estão preocupados com o próprio futuro”, comentou Kátia.

Ao final da feira, o dinheiro arrecadado será utilizado para uma atividade de confraternização entre as turmas.