Esta é a terceira vez que Guarapuava participa do evento. Consolidar a cidade como a capital nacional da cevada e do malte é a grande missão dos integrantes da comitiva.
O Festival das Cataratas, que está em sua 18ª edição, a cada ano, se consolida como um dos principais eventos do turismo nacional. Em 2023, o encontro de nível internacional espera receber mais de oito mil visitantes em três dias de feira. Entre as atrações estão uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas, capacitações, visitas técnicas e a tradicional Feira de Turismo e Negócios. O Festival das Cataratas conta com uma área de exposição montada em um espaço de sete mil metros quadrados, com a presença de mais de 1,3 mil marcas dos diversos segmentos da cadeia turística, como destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras e atrativos, entre outros.
A Secretaria de Turismo e Eventos de Guarapuava participou, na noite da abertura do evento que foi realizada na quarta-feira, 31 de maio, e contou com a presença de diversas autoridades entre elas, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, que destacou que o Estado tem vários locais belíssimos e com o poder de atrair os visitantes. “Queremos fazer com que o nosso Estado que tem locais incríveis se torne um destino turístico, para fomentar todos os municípios que têm vocação para receber visitantes”, sublinhou o governador.
“Guarapuava está inserida no contexto desses grandes eventos, trazendo a nossa cultura, a gastronomia, as belezas naturais e todos os atrativos da cidade, para os participantes do Festival que representam diversos Estados do Brasil e de outros Países. Com essas ações de divulgar o que temos de melhor, gera o desenvolvimento do turismo, da economia, somando com ideias, oportunidades de negócios, troca de experiências e soluções sustentáveis. Estamos, mais uma vez, participando desta grande feira internacional, fazendo com que Guarapuava esteja em exposição para todo o Estado, o Brasil e a América Latina. Temos atrativos que podem surpreender os nossos visitantes”, comentou, a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.
Também participaram da noite de abertura, o vice-governador Darci Piana; a ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Afara; os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; e da Comunicação, Cleber Mata; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; o superintendente do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta.