O encontro foi realizado no Auditório do Centro Universitário Uniguairacá e reuniu aproximadamente 200 motoristas que realizam transporte escolar no Município. 

Na manhã desta quinta-feira, 1 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava (SME), por meio do Departamento de Transporte Escolar, em parceria com o SEST/SENAT e o Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN/PR), promoveu capacitação  para motoristas do transporte escolar que atuam no Município.

O encontro, que foi realizado no Auditório do Centro Universitário Uniguairacá, abordou temas como Leis do Código de Trânsito brasileiro (CTB), documentação para microempreendedor individual (MEI), contratos administrativos e cláusulas contratuais entre outros assuntos relacionados.

“No início de todo ano letivo, o nosso secretário de Educação Pablo (de Almeida) pede para que as nossas ações sejam realizadas priorizando sempre o melhor para nossos alunos. E foi pensando nisso que resolvemos realizar essa capacitação descentralizada. Conseguindo reunir todos para que a informação chegue até os motoristas que atuam no transporte escolar de nosso município da melhor forma possível”, pontuou a diretora do Departamento de Transporte Escolar da SME, Ana Paula Amaral, que acrescentou que “capacitações como esta são necessárias, pois adquirir conhecimento nunca é demais. Além disso, existem algumas normas e Leis que precisam ser atualizadas e os motoristas devem ter ciência disso para atuarem regularmente na profissão”.

Secretaria de Educação de Guarapuava promove capacitação para motoristas do transporte escolar

Atualmente, Guarapuava conta com 217 linhas de transporte escolar. Todas possuem recurso de monitoramento por satélite. São atendidos quase  cinco mil estudantes  em um percurso que, se somadas as distâncias, chega a quase 19 mil quilômetros rodados mensalmente.

Jocilene Sydor, há seis meses, faz o transporte escolar dos alunos do Distrito do Guairacá. Ela destaca a importância de participar de capacitações como esta para o aperfeiçoamento da profissão. “Eu acho muito importante formações como esta para a nossa profissão. A partir desse treinamento, podemos adquirir mais conhecimento e nos atualizar em relação a novas normas e termos que constam em nossas leis de trânsito”, argumentou a motorista.

A formação contou com a presença de aproximadamente 200 motoristas contratados do Município e terceirizados, que realizam o transporte escolar dos alunos de Guarapuava.