Viajar por todo o Brasil sem sair do lugar parecia impossível — até o 9º Salão Nacional do Turismo tornar essa experiência realidade!

Realizado de 21 a 23 de agosto no famoso Distrito Anhembi, o evento foi uma explosão de cultura, sabores, roteiros, artesanato e bons negócios. Tudo isso com entrada gratuita e um clima leve, alegre, acolhedor, praticamente uma grande festa arqueada por ritmos, sotaques e paisagens totalmente brasileiras.

Um evento que bateu recordes,nada tímido, o Salão atraiu mais de 35 mil visitantes ao longo dos três dias, um verdadeiro recorde desde a retomada do evento em 2023. Já no primeiro dia, as portas se abriram para um público animado: foram mais de 12 mil visitantes só nas primeiras horas, além disso, o evento contou com 38expositores e 652 empresas participando desde operadoras de viagem, companhias aéreas e redes hoteleiras até empreendedor(es) locais oferecendo produtos autênticos. E tudo isso foi impulsionado pelo tema inspirador: “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, que não só guiou a programação como pavimentou o caminho para encontros, parcerias e sonhos de viagem.

Um Brasil inteiro em cenários e saboreso Salão montou espaços que, sinceramente, pareciam pequenas vitrines do Brasil e você praticamente podia sentir a brisa, aromas e ritmos… Em um dos espaços o das Macrorregiões, cada canto do país revelou um pedacinho de si: natureza, cultura, artes e performances envolventes.A Cozinha Show, em parceria com o Senac, foi um festival sensorial: chefs preparando 27 receitas regionais, com ingredientes que contavam histórias de chão e de gente.O Mercadão da Agricultura Familiar, com 69 expositores, trouxe o sabor e o afeto do campo para a cidade, além de valorizar a produção local.E não faltou música: a cada noite, o palco vibrou com Léo Santana, Leonardo, Guilherme &Benuto, Simone Mendes, Yasmin Santos e Murilo Huff encerrando os dias com festa e energia contagiante.

Com o feirão do turismo, a “Black Friday” dos sonhos dos turistas, enquanto o Salão mostrava o Brasil, o Feirão do Turismo oportunizava e apresentava planos de viagem com descontos de até 30% em pacotes, hotéis e passagens. Tivemos ali uma vasta gama de pacotes e ofertas com soluções turísticas, e o melhor, quem não conseguiu ir até o Anhembi poderia aproveitar o feirão virtual até o dia 27 de agosto democratizando o acesso ao evento e suas oportunidades.

Tivemos vários destaques entre os estados brasileiros, destacando-se: Pará: Com toda a riqueza da Amazônia pulsando no Salão, o Pará levou cores, ritmos e sabores genuínos. Imagine expositores destacando a produção artesanal em madeira e cerâmica, além de gastronomia típica tacacá, maniçoba, açaí e a presença estratégica no Núcleo do Conhecimento, conectando turismo com a COP30 que acontece em Belém. Paraná: Do Sul, o Paraná chegou representando ecoturismo, roteiros culturais e a beleza monumental das Cataratas do Iguaçu. Com estandes que misturavam natureza, aventura e tradição, além de belas amostras de artesanato local, o estado mostrou que tem de tudo: do frio das montanhas até o calor do mate na roda de chimarrão.

Mato Grosso: No meio do Salão, Mato Grosso trouxe o Pantanal, o Cerrado e uma biodiversidade de tirar o fôlego. Expositores mostraram que ali há aventura de verdade com safáris fotográficos, turismo de observação, experiência em fazendas e ecoturismo de responsabilidade ambiental, alinhado à pegada sustentável do evento.Tocantins: Para completar, Tocantins falou do Jalapão, suas águas cristalinas, dunas alaranjadas e vivências ao ar livre. Com expositores que praticavam vivência imersiva, vídeo, fotos, storytelling o estado mostrou que é um destino para desacelerar, respirar e recarregar no meio da natureza.

E, no cenário geral foram apresentados dados atualizados sobre a atividade do turismo no País, segundo dados de 2024, o Brasil bateu recorde com mais de 6,6 milhões de turistas estrangeiros, gerando receitas acima de US$ 7 bilhões. A expectativa para 2025 era chegar a 8 milhões de turistas internacionais, e o ministro até apostou que poderia chegar a 10 milhões. Além disso, 2024 viu 25,5 milhões de visitantes nas unidades de conservação um salto de 66,5% em relação ao período pré-pandemia.

O Salão Nacional do Turismo 2025 foi um mix de inspiração, emoção e oportunidade. Um passeio rápido pelo palco do Brasil em apenas três dias, reunindo cultura, negócios, gente autêntica e muitos destinos incríveis. Um convite para viajar mais pelo próprio país com alegria, inclusão e consciência sustentável.

Salão Nacional do Turismo 2025 conheça o Brasil: um abraço vibrante ao turismo brasileiro

Matéria escrita por: João Gouveia Cezar da Pratique Cultura e Turismo Regional. Um apaixonado por turismo, cultura, gastronomia e produção local, empresário e consultor de empresas, alquimista social e entusiasta do turismo regional.