O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão de terça-feira, 12, uma proposição do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) para o envio de voto de congratulações e expedição de certificado de Menção Honrosa para a desembargadora Lídia Matiko Maejima, primeira mulher eleita para a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

Romanelli solicitou que a homenagem fique registrada na ata dos trabalhos legislativos. “É uma enorme alegria parabenizar a desembargadora Lídia Maejima pela conquista histórica. Ser a primeira mulher eleita para presidir o TJPR representa não só um marco pessoal, um reconhecimento pelo seu percurso de dedicação e compromisso com a justiça, mas também um marco significativo na busca pela equidade de gênero nos poderes constituídos”, afirmou o deputado.

Para ele, a escolha da desembargadora Lídia Maejima para tão relevante função pública “é uma inspiração para todas as mulheres que buscam ocupar espaços de influência e governança”. “A sua trajetória inspira novas gerações e reforça a importância da representatividade feminina em posições de liderança. O Tribunal de Justiça ganha, com sua presidência, uma gestora comprometida com a modernização, transparência e eficiência no serviço público”, destaca Romanelli.

Ouvidor – O deputado também prestou homenagem ao desembargador José Américo Penteado de Carvalho, eleito Ouvidor do Tribunal de Justiça do Paraná para o biênio 2025-2026. “É com grande orgulho e admiração que celebramos a eleição do desembargador José Américo para o cargo de Ouvidor do Tribunal de Justiça para o biênio de 2025-2026. Trata-se de um momento marcante para o TJ e para todos aqueles que têm o privilégio de acompanhar a trajetória deste ilustre magistrado”, sustentou Romanelli.