Iniciativa do Programa Terra da Gente vai beneficiar cerca de 450 famílias de trabalhadores rurais. Evento também terá anúncios ligados à agricultura familiar, fomento, assistência técnica e extensão rural

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, em 29 de maio, do ato de criação oficial do Assentamento Maila Sabrina, localizado nos municípios de Ortigueira e Faxinal (PR). Acompanhado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e pelo presidente do Incra, César Aldrighi, Lula reforçou o compromisso do governo com a retomada da reforma agrária no país por meio do programa Terra da Gente.

O assentamento beneficia cerca de 450 famílias de trabalhadores rurais em uma área de 10,6 mil hectares, antes marcada por conflitos fundiários e degradação ambiental. A área é ocupada desde 2003 e, atualmente, abriga uma comunidade estruturada com atividades produtivas diversificadas, como agricultura orgânica, criações de animais, agroindústrias e eventos culturais, além de serviços públicos estaduais e municipais.

Durante o evento, foram realizadas outras entregas importantes:

  • Destinação de R$ 1,3 milhão do Crédito Instalação Fomento Mulher para 142 mulheres do Assentamento Eli Vive, em Londrina (PR);

  • Assinatura de contratos do Pronaf com famílias do mesmo assentamento;

  • Assinatura de Protocolo de Intenções entre o MDA e a Itaipu Binacional, garantindo compras da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA);

  • Novo acordo entre o MDA e a Itaipu para ampliação das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com foco na bioeconomia e em territórios sustentáveis.

A criação do assentamento foi fruto de um acordo judicial mediado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, homologado pela Justiça Federal e aceito por todas as partes envolvidas, encerrando as ações possessórias e garantindo a permanência das famílias na terra. Com isso, o Assentamento Maila Sabrina torna-se exemplo de solução pacífica e sustentável para conflitos agrários no país.

O programa Terra da Gente, lançado em 2024, segue como uma das principais estratégias do Governo Federal para acelerar a reforma agrária, ampliar a produção de alimentos e garantir a inclusão produtiva no campo.

Presidente Lula participa de criação de assentamento em Ortigueira