Brasília – O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), estará nesta quinta-feira (08) em Cascavel, para participar da Show Rural, evento que ocorre até este sábado (09) na cidade.

No seu mandato à frente da FPA, Lupion tem feito defesa enfática do direito de propriedade e da segurança jurídica no campo. Principalmente após a aprovaçao da Lei do Marco Temporal – Lei nº 14.701/2023 -, que tem sido desrespeitada no estado do Paraná, especialmente na região oeste do estado.

Cidades como Guaíra e Terra Rôxa têm sofrido com invasões feitas por “brasiguaios”, que se autodeclaram indígenas para ter proteção de órgãos como a Funai. Pior, esses grupos têm invadido propriedades privadas produtivas nas duas cidades desde o fim do ano passado e, em 2024, causam conflitos no campo, com agressões a produtores rurais e comerciantes, cárcere privado e ameaças.

“Algumas dessas famílias de produtores ocupam essas terras há décadas. Têm escritura e o direito legítimo a elas. Além disso, a Lei 14.701/2023 e o próprio entendimento do STF após o julgamento do Marco Temporal deixam claro que só haverá demarcação após a indenização prévia e justa. Portanto, não fazem sentido essas invasões, e é um desrespeito a uma lei votada, aprovada e promulgada neste Congresso Nacional”, disse Lupion.