O verde e amarelo já toma conta da cidade e a programação para celebrar os 199 anos de independência já está pronta. Através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), a administração municipal dá os toques finais na preparação dos espaços públicos para a celebração da Semana da Pátria, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Logística (SEDUL) nos serviços de estrutura.

A força-tarefa inclui desde a limpeza e roçada das vias até a pintura e decoração de locais como a Praça Getúlio Vargas e Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, palco principal da programação, que neste ano homenageia também os profissionais de saúde, heróis da linha de frente da pandemia.

Na programação alusiva, em todos os dias de cerimônias cívicas, os profissionais da linha de frente contra a Covid-19 participarão dos atos cívicos. As atividades começam na quarta, dia 1º, e seguem até 7 de setembro (terça).

Conforme informações do Departamento de Cultura da SMECEL, as comemorações serão feitas sem aglomerações e seguindo os protocolos sanitários contra a Covid-19, com aferição de temperatura, uso de álcool em gel e máscaras. A população, contudo, poderá acompanhar as transmissões ao vivo pelo Facebook, via página da Prefeitura de Jaguariaíva, a serem realizadas pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM).

Na quarta (1º) pela manhã o Fogo Simbólico da Pátria será conduzido pelo Corpo de Bombeiros por vários pontos da cidade, susbstituindo a Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico, que em anos anteriores era realizado por alunos e comunidade. Às 10h, em frente à Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, a chama chegará para acendimento da pira pela prefeita Alcione Lemos. Ocorre então a solenidade de abertura ao ar livre, com a presença de autoridades municipais e alguns estudantes.

De 2 a 7, em frente da Estação Cidadã, alunos das escolas municipais, junto com autoridades, participam de hasteamento e arriamento dos pavilhões, às 8h e às 17h respectivamente. Na oportunidade haverá apresentações culturais cívicas, preparadas pelas escolas, visando abrilhantar a semana e ainda despertar o civismo entre os alunos. Durante o dia, funcionários municipais farão a guarda do fogo simbólico da Pátria, de forma revezada, em frente à antiga estação.

Conforme a prefeita Alcione Lemos, o objetivo principal da programação anual da Semana da Pátria, promovida pela prefeitura, é celebrar a independência do Brasil e promover o sentimento de orgulho, amor e devoção ao Brasil e seus símbolos. Vale lembrar que desde 2009, com forte apoio do prefeito Otélio Renato Baroni, estas ações foram resgatadas, com a promoção de programação alusiva, envolvendo principalmente as crianças, que participavam, até antes da pandemia, de grandes desfiles temáticos, tendo a oportunidade de conhecer grupamentos convidados das Forças Armadas, além de grande representatividade da sociedade civil e instituições.

Grande incentivadora desse resgate do civismo e amor à Pátria, a prefeita Alcione diz que neste ano ainda não será possível dar continuidade às grandes celebrações alusivas, pois é preciso manter os cuidados contra o novo coronavírus. Destaca, no entanto, que a data não passará em branco.

“Devido à pandemia neste ano não poderemos celebrar o amor à nossa Pátria com o desfile temático e maior participação presencial de nossa população nos atos cívicos. Conclamamos, contudo, que a Semana da Pátria traga a todos a reflexão sobre o compromisso que temos, como brasileiros, com o bem de nossa terra, fazendo o melhor que pudermos como cidadãos, para valorizar, cuidar e desenvolver nosso país e nossos irmãos brasileiros”, conclui a prefeita Alcione. Fonte: Assessoria / Foto: PMJ.