A iniciativa tem um papel educativo, alertando sobre a relevância do cuidado preventivo e o impacto positivo do diagnóstico antecipado.
Mais uma importante ação busca conscientizar a população guarapuavana. Nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Departamento de Saúde Bucal, lançou a campanha Novembro Vermelho, uma iniciativa voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.
O prefeito Celso Góes destacou que é necessário alertar e informar sobre a importância do cuidado e atenção aos sinais. “O câncer bucal é uma doença que, embora ainda pouco debatida, afeta milhares de pessoas em todo o mundo, incluindo nossos guarapuavanos. Nosso objetivo com esta campanha é simples, mas fundamental: salvar vidas. Queremos conscientizar sobre a importância da prevenção, do autoexame, das consultas regulares com o dentista e do acompanhamento médico”, sublinhou.
O evento de lançamento, realizado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, teve como objetivo sensibilizar a população sobre a gravidade da doença. Durante seu discurso, Hugo Santana, chefe do Departamento de Saúde Bucal, enfatizou a urgência de aumentar o número de diagnósticos precoces.
“Todos os anos, a gente tem perdido pessoas por conta do câncer de boca, que é uma doença que tem uma alta chance de cura. É por isso que essa campanha, que é de conscientização e de prevenção do câncer de boca, vem para reforçar isso e fazer com que a gente consiga atingir um número maior de pessoas. Nosso objetivo é fazer um número maior de diagnósticos precoce, evitando principalmente essas mortes. Acreditamos que, nos próximos anos, vamos começar a ter o resultado que a gente quer, e atingir o nosso grande objetivo, que é a definição desses índices”, salientou.
Instituída pela Lei 3631/2024, de autoria do vereador João Saulo Piasecki (Professor Saulo), a campanha intensifica as ações voltadas à promoção de saúde e prevenção de doenças bucais ao longo de todo o mês. A programação inclui ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Dia D de atividades educativas, que ocorre neste sábado (9), para promover orientação sobre o autoexame bucal, mudanças de hábitos, higiene oral e outros temas.
“Não gostaria de estar falando sobre câncer de boca, mas é preciso. É uma obrigação estar aqui hoje para o lançamento do Novembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de boca. Essa doença afeta milhares de brasileiros, mas que infelizmente recebe pouca atenção da sociedade. Então, precisamos mobilizar nossos esforços para que a conscientização chegue a todos os níveis da sociedade e reafirmar o nosso compromisso dessa união com o poder público, os profissionais de saúde, as instituições de ensino e a nossa população”, destacou a coordenadora da Regulação em Saúde Bucal, Renata Brito Araújo.
Sobre o câncer bucal
O câncer bucal é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil e apresenta elevados índices de morbidade e mortalidade. Dados da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) revelam que, em 2020, o Brasil registrou cerca de 378 mil novos casos e 178 mil mortes devido ao câncer de boca.
Em Guarapuava, entre 2020 e 2023, foram diagnosticados 95 novos casos e 17 óbitos. “O que torna esse cenário ainda mais preocupante é que 70% dos casos do câncer de boca são diagnosticados em estágios avançados. Quando detectado precocemente, a chance de pura chega a ser de 80%, mas infelizmente a falta de informação, falta de políticas públicas preventivas e o desconhecimento de sinais iniciais agravam o prognóstico”, ressaltou Renata.
A doença pode afetar lábios, gengivas, língua, bochechas, céu da boca e outras estruturas da cavidade oral. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco. Outros fatores, como a má higiene bucal, alimentação inadequada e infecção pelo vírus do HPV, também estão relacionados ao desenvolvimento do câncer bucal.
“Muitas vezes as lesões estão ali, mas o paciente não está sentindo dor nenhuma. Então, a lesão começa a crescer, invade outros tecidos, e quando o paciente vai descobrir, às vezes já é tarde. Cabe lembrar, que em relação ao tratamento, muitas vezes vai envolver a parte de quimioterapia, por vezes se envolve radioterapia, e também tem a parte cirúrgica”, completou Hugo.
Confira o cronograma das ações:
04 a 08/11 – Semana de conscientização e prevenção do câncer de boca nas Unidades Básicas de Saúde do Município (Todas as UBS, em parceria com instituições de ensino)
09/11 – Dia D do Novembro Vermelho (Rua XV de Novembro, próximo a loja Pernambucanas, das 8h às 14h)