Entre os dias 20 e 28 de julho, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, e o diretor-presidente da Agrária, Adam Stemmer, visitarão empresas na Alemanha, com o objetivo de prospectar parcerias e conhecer métodos de gestão e produção.
“O nosso objetivo é fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico e social de Guarapuava, investindo em educação, saúde, infraestrutura e geração de empregos. Essa é uma oportunidade para apresentarmos o potencial turístico e comercial da nossa cidade. Estaremos empenhados para trazer grandes notícias e novos investimentos para o nosso município”, destacou o prefeito.
A primeira parada acontece em Rastatt, cidade coirmã de Guarapuava. Entre os compromissos durante o fim de semana, está a comemoração dos 35 anos de parceria com Guarapuava. Além disso, haverá um encontro do comitê que reúne representantes de todas as cidades coirmãs de Rastatt ao redor do mundo. “Queremos reavivar os laços com Rastatt e discutir projetos educacionais entre ambas as cidades”, comenta Stemmer.
Na sequência do roteiro está prevista uma visita ao parlamento do estado de Baden-Württemberg, para acompanhar os trabalhos da Comissão de Agricultura local. A sede da multinacional da área de engenharia Zeppling, na cidade de Friedrichshafen, também será visitada.
Góes e Stemmer estarão ainda no Senioren Experten Service (SES), na cidade de Bonn. O SES é uma organização alemã de voluntariado que reúne executivos já aposentados para compartilhar suas experiências com empreendedores que estão em atividade.
Outro local que será visitado é o PHW-Gruppe, em Visbek. A empresa alemã do ramo de carnes é a maior produtora de aves do país e ocupa a quarta posição em toda a Europa. Entre as particularidades do grupo estão o fato de importar carne de frango do Paraná e o interesse por soja não-transgênica, usada na alimentação dos animais abatidos em suas unidades. No encontro com representantes do PHW-Gruppe será discutida a possibilidade da criação de um projeto avícola na região de Guarapuava.
Rastatt e Guarapuava/Entre Rios cidades coirmãs
Em 17 de junho de 1988, durante o 9º Encontro Federal dos Suábios do Danúbio emigrados do Brasil, foi assinado em Rastatt o documento selando a condição de cidades coirmãs. Esta certidão de parceria atesta o objetivo de contribuir para promover o entendimento mútuo e a troca de ideias entre os habitantes de Entre Rios e de Rastatt, dar continuidade a sua base histórica comum e aprofundar ainda mais as relações amistosas entre o Brasil e a Alemanha.
Com informações: Comunicação/Cooperativa Agrária