O projeto está sendo desenvolvido pela protetora de animais Grazielle Losso, integrante da primeira turma do Programa Acelerador de Lideranças Femininas da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, realizado em 2022.
Na noite da última sexta-feira (7), ocorreu a primeira reunião do projeto “Liderança Feminina é Animal”. O trabalho é voltado para o fortalecimento emocional e à união entre mulheres protetoras de animais. O evento foi realizado no auditório da prefeitura de Guarapuava.
Esse projeto é mais um de uma série desenvolvida pelo Programa Lideranças Femininas, idealizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) e executado em parceria com o SEBRAE e o Governo Federal. Seu objetivo é acelerar e facilitar o processo para que as mulheres alcancem postos de liderança.
“O projeto tem como objetivo reunir todas as protetoras de animais de Guarapuava. 98% das pessoas que cuidam dos animais são mulheres. Este primeiro encontro tem a proposta de trabalhar a parte emocional das mulheres, uma vez que a causa animal envolve uma carga emocional intensa para os protetores, devido ao sofrimento dos animais”, afirmou a organizadora do projeto, Grazielle Losso.
A primeira convidada de uma série de encontros do projeto foi a psicóloga Sarah Knesowitsch, que se tornou uma ponte de união entre as protetoras, promovendo uma roda de conversa e outras estratégias para que elas se conectassem. “Este evento visa fortalecer as mulheres e a causa pela qual elas lutam. Cada uma, lutando individualmente, faz a sua parte, mas juntas, podem ser muito mais fortes, apoiando-se mutuamente”, descreveu a psicóloga.
“A mulher protetora sofre muito preconceito, e quando estamos desanimadas, a situação se torna ainda pior. Um encontro como este é importante para cuidarmos do nosso bem-estar psicológico e fortalecer nossa união”, declarou Jaqueline Oliveira, protetora que trabalha com a causa animal há aproximadamente quatro anos.