A prefeita Alcione Lemos anunciou nesta última quarta-feira, dia 3, que Jaguariaíva aderiu ao Consórcio Público que visa a aquisição de vacinas para agilizar o processo de imunização.

Articulado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o movimento foi lançado nesta segunda-feira e já conta com a adesão de 649 municípios, dentre eles, Jaguariaíva, que foi um dos primeiros a assinar o termo de intenção.

A chefe do Executivo municipal reforçou que o objetivo não é “competir” com o Governo Federal, mas somar forças na luta pela imunização da população de forma mais rápida e eficiente para combater a onda de casos e mortes que assola todo o país.

“Assim que surgiu a possibilidade de assinar a intenção de compra, junto com outros municípios, nossa administração já agilizou o processo. Estamos analisando todas as frentes e elaborando medidas para garantir que os prejuízos à saúde e economia do município sejam minimizados. Estamos em conversa constante com os comerciantes e diariamente com nossas equipes de saúde, encontrando a melhor forma de combater a COVID-19, mas sabemos que a vacinação é a solução mais eficaz para retomarmos a normalidade”, afirmou Alcione.

Consórcio das vacinas – A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras. 

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o projeto de lei que permite a compra de vacinas por estados, municípios e pela iniciativa privada. Pelo texto, a aquisição se torna possível desde que a vacina tenha registro ou autorização temporária de uso emergencial aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Fonte: Assessoria / Com informações de Agência Brasil. Foto: Divulgação PMJ.