A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (CPA/UENP) divulgou, na última sexta-feira (17), o resultado da Avaliação Institucional 2019. O evento online teve a presença da reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa, do pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV), Bruno Ambrozio Galindo, e da coordenadora da CPA, Alessandra Cristina Furlan. Também participaram da reunião coordenadores de curso e diretores de centro.

Na abertura do evento, a reitora destacou a importância da Avaliação para nortear as decisões e reforçou sobre a necessidade de olhar os resultados com uma visão positiva, como um momento de aprimoramento e reflexão. “Nós insistimos em levar os alunos, professores e agentes universitários a responder a avaliação, pois os resultados são um instrumento de gestão e não apenas uma etapa obrigatória a ser cumprida”, destacou Fátima Padoan.

O vice-reitor, Fabiano Costa, salientou que a avaliação Institucional é um processo continuo e que deve ser feito uma autoanálise, visando o crescimento da UENP. “É preciso detectar pontos frágeis, que precisam melhorar, e também nos empolgar com aquilo que deu certo, olhar para os dados e ver o quão melhor fomos a partir das decisões que a UENP tem tomado nos últimos anos”, ressaltou Fabiano. Para o professor Bruno Galindo, a Avaliação serve como um indicador e é importante para refletir sobre o que tem dado certo e o que precisa melhorar. “A missão da PROPAV é sempre a busca de indicadores, a busca por informações que nos permitam tomar decisões mais assertivas”, apontou.

Um destaque na avaliação de 2019 foi a crescente participação da comunidade universitária nos três campi. Segundo a coordenadora da CPA, Alessandra Furlan, em torno de 50% da comunidade universitária contribuiu de alguma forma com a Avaliação. “O crescimento demostra que a cultura avaliativa na instituição está se consolidando, o que é muito importante”, destacou. Foram 2540 participantes, incluindo alunos, docentes, agentes universitários e estagiários, que avaliaram questões sobre ensino, pesquisa, extensão, infraestrutura e gestão da Universidade.

Alessandra realçou que a ideia do evento online foi dar retorno aos que se empenharam para a realização da Avaliação Institucional e também para ser um momento de balanço crítico, inclusive para aperfeiçoar o processo avaliativo. Ao longo do evento, foram apresentados os resultados da avaliação da reitoria, das pró-reitorias e dos três campi da UENP. De modo geral, um ponto positivo destacado pela CPA no resultado apresentado foi o crescimento na avaliação das bibliotecas, se comparado com as avaliações anteriores, principalmente em relação ao acervo, o que demonstra que os investimentos realizados para a melhoria das bibliotecas da UENP estão surtindo efeito.

Em contrapartida, na opinião dos discentes e docentes dos três campi, os laboratórios aparecem com as menores avaliações, inclusive nos cursos à distância. Segundo o professor Bruno Galindo, já estão sendo tomadas algumas ações para melhorar a situação dos laboratórios, como aquisição e manutenção de equipamentos. “É importante que os coordenadores façam uma análise dos números referentes ao seu colegiado, e cada diretor analise os números do seu centro, uma vez que eles trazem informações muito interessantes, como as melhorias na Avaliação quando é investido em algum setor, por exemplo”, ressaltou Alessandra.

Outro destaque positivo na avaliação, tanto para docentes quanto para agentes e alunos, foi que houve melhora na satisfação em fazer parte da UENP e também na imagem pública da Universidade. O resultado e o relatório da Avaliação Institucional 2019 estão disponíveis na página da CPA, no link https://uenp.edu.br/cpa-avaliacao-resultados. Fonte: Comunicação / Foto: Divulgação Uenp.