A Prefeitura de Jacarezinho emitiu nesta última terça-feira, 18, o Decreto 7.479 que autoriza os restaurantes a atender no sistema buffet. A medida foi deliberada na reunião do Comitê Gestor em 23 de julho e publicada em diário oficial.

Entre as medidas para o atendimento tem que ter a desinfecção das mãos por parte dos clientes (com álcool em gel), poderá apenar de servir utilizando máscara, o estabelecimento deve providenciar barreira física/protetor salivar no buffet.

O Decreto ainda destaca que deve ser substituído todos os utensílios utilizados no serviço (colheres, espátulas, pegadores, conchas e outros similares) a cada 30 minutos, higienizando-os completamente (incluindo seus cabos), para que retornem ao buffet (pratos quentes, frios e doces).

Outro ponto que está no decreto é que os utensílios utilizados para café, chá e sobremesa devem ser de material descartável e deverá ser adotada marcação no piso com distanciamento de 2 metros para eventuais filas e direcionamento para o cliente se servir.

As determinações desse decreto poderão ser revistas a qualquer tempo, tornando-se mais rígidas, de acordo com as recomendações Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e/ou novas determinações do Governo Estadual e/ou Federal. Fonte: Blog do Marcos Junior / Foto: Unsplash.