A maioria dos moradores de Jacarezinho já sofreram e ainda sofrem com a famosa “Chuva de Carvão” que atinge a cidade constantemente. Em alguns períodos do ano o fato chega a ser diário. Esta semana, mais precisamente na última segunda-feira (7), feriado nacional, boa parte da cidade foi atingida com os carvões.

Donas de casa, pessoas com problemas respiratórios, animais, todos sofrem com a “Chuva de Carvão”. Outro fato que nos últimos dias tem acontecido em Jacarezinho é uma expessa núvem de fumaça que cobre a cidade. O nascer e por do sol ficam até encobertos pela fumaça e poluição que cerca a cidade.

“Que raiva, lavei todo meu quintal, lavei o carro, dei banho nos cachorros, faço isso uma vez por mês para não gastar água, ai começa a cair essas foligem”, desabafou uma moradora nas redes sociais do PortalJNN. Outros moradores acusaram uma empresa da cidade de ser a responsável direta pela foligem que cai nas casas, ruas, quintais, etc.

“Ta horrível mesmo, limpei duas vezes a varanda e o quintal, o ar esta cheio de fumaça!”, relatou outra jacarezinhense. “O pior é que com esse calor, tempo seco, temos que ficar com a casa toda fechada, porque entra toda essa sujeira…”, o número de moradores que relataram o fato não é pequeno.

Outra moradora aidna questiona sobre atitudes que devem ser tomadas contra os responsáveis. “Sem falar que estamos no limite aceitável da umidade do ar. Isso é criminoso! E as autoridades?”, questionou. Moradores que também ateam fogo em terrenos baldios ainda contribuem para o ar ficar ainda mais seco e a fumaça tomar conta da cidade.

Tempo

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a umidade relativa em Jacarezinho para esta quarta-feira (9) está entre 24% e 91%. Para quinta-feira (10) a previsão é que fique entre 15% e 93%.

Na sexta-feira (11) permanece parecido. Já no sábado a umidade relativa tem previsão de ficar entre 13% e 59%. A probabilidade de chuva é somente para segunda-feira (21) com precipitação acumulada de 1,1 milímetro e terça-feira (22) com precipitação acumulada de 4,6 milímetros. Fonte: Jivago França-PortalJNN / Foto: Divulgação.