O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, realizou na manhã desta quinta-feira (5), no pátio da Prefeitura, a entrega de seis novos ônibus incorporados ao sistema de transporte coletivo da cidade. Com padrão executivo e capacidade para transportar cerca de 90 passageiros, os veículos são equipados com ar-condicionado, bancos estofados, internet Wi-Fi com pacote de dados de 100 GB, piso taraflex, suspensão a ar e motor traseiro, que diminui a emissão de ruídos. Os carros contam ainda com a tecnologia Euro 5, que atende a padrões de redução de poluentes.

Colocados para rodar logo após a solenidade de apresentação, os coletivo vão atender as linhas diametrais operadas pela concessionária Londrisul. Entre elas estão a 800 (Terminal Acapulco/Centro/Terminal Vivi Xavier); 801 (Terminal Vivi Xavier/Terminal Milton Gavetti/Centro Cívico/Terminal Acapulco); 802 (Terminal Vivi Xavier/Av. Bandeirantes/Centro Cívico) e 806 (Avenida Saul Ellkind/Centro/Estação Catuaí). O valor de cada carro ficou em R$ 614.728,13, com investimentos totais na ordem de R$ 3.688.368,78. A aplicação dos recursos estava prevista na licitação do transporte realizada em 2019 pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo destacou o compromisso da atual gestão em cuidar do londrinense, sobretudo a população que mais precisa. Ele lembrou que, com a entrada em circulação dos novos ônibus, o número de unidades com ar-condicionado saltou de 16 para 22, sendo que até o final do primeiro ano de contrato o montante chegará a 30. Ressaltou também as obras de infraestrutura viária e de reforma dos terminais de integração como grandes avanços na área de mobilidade urbana. “E tudo isso sem aumento na passagem. Não tem mágica, o que existe é seriedade e muito trabalho”, frisou.

Presente na ocasião, o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez destacou que a entrega dos veículos é resultado da ampla discussão realizada entre o poder público, os usuários e trabalhadores do sistema. Para elaborar as especificações do edital que sagrou as empresas TCGL e Londrisul como vencedoras, o Município convocou audiências públicas para ouvir a comunidade. Ele também agradeceu ao prefeito e reafirmou que a administração está sensível às demandas do setor. “Queremos continuar avançando em conforto, acessibilidade e eficiência para melhorar o transporte público”, garantiu.

Fonte: Comunicação PML / Foto: Vivian Honorato