O Prefeito João Carlos Bonato, recebeu na semana passada, a visita do geólogo Fábio Ortigara – Superintendente de Obras da COHAPAR – Companhia de Habitação do Paraná, e o Coordenador Regional da Casa Civil no Norte Pioneiro – Juarez Leal (Daio), para a vistoria do início da obra de construção de 50 unidades habitacionais do Programa Casa Fácil Urbano – Parceria do Governo do Estado do Paraná e da Cohapar. Participaram desse encontro , Odair do Prado, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e Fábio de Lucca, Secretário Municipal de Administração e Finanças.

Em Ribeirão Claro, os 50 imóveis estão sendo construídos pela Construtora RCA, com investimentos da ordem de R$ 3,9 milhões. Os modelos das residências variam entre 43 e 50 metros quadrados, com unidades de 47 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência. Todas são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes que permitem ampliações futuras pelos proprietários. A obra está em seu estágio inicial e a medição está em torno de 3,00%, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2022.

O futuro residencial faz parte do programa Casa Fácil Urbano, com a obra licitada, fiscalizada e acompanhada pela COHAPAR, tocada com recursos obtidos pelo Governo do Estado.

O Superintendente parabenizou a administração municipal por estar fazendo parte do programa Casa Fácil Urbano com a entrega de 50 casas para os futuros moradores e finaliza com o seguinte comentário: “É o Governo do Estado/COHAPAR construindo em favor do Paraná”.

O programa Casa Fácil Urbano atualmente está com 27 obras em execução, são 1252 moradias sendo construídas com um investimento de R$ 105,3 milhões. O conjunto contará com imóveis de 43 a 50 metros quadrados, com modelos adaptados para pessoas com deficiência. As unidades serão compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com projetos arquitetônicos e espaço externo para ampliações futuras pelos proprietários.

SELEÇÃO – Poderão participar da seleção famílias com renda entre um e seis salários mínimos, que não possuem casa própria e não tenham sido beneficiadas por outros projetos habitacionais do poder público. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição online disponível no site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro.

VANTAGENS – Os imóveis são financiados pela Cohapar e poderão ser quitadas em até 30 anos. Graças ao modelo de contratação do Governo do Estado, não há cobrança de valor de entrada e os juros de financiamento são menores do que os praticados no mercado imobiliário tradicional.

Como a área foi doada pelo município, como contrapartida ao projeto, o custo dos terrenos também não será repassado aos compradores, o que facilitará a aquisição por famílias de menor renda, que terão prioridade de atendimento junto com pessoas residentes em áreas de risco, idosos, deficientes e mulheres chefes de família.

Segundo Bonato, o projeto é aguardado com ansiedade, pois o último conjunto habitacional foi construído em 2015, e somente no final do ano passado foi firmado um novo convenio, sendo as tratativas concretizadas agora nesse mandato. “Agradecemos muito o Governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, e a Cohapar por atender o anseio de nossa comunidade, pois o município possui uma grande demanda habitacional da população, e iremos colaborar na medida do possível para facilitar o máximo a rápida construção dessas unidades habitacionais , pois pleiteamos ao governador, que possa nos atender viabilizando mais um conjunto para minimizarmos o problema habitacional em nosso município, cumprindo assim nosso compromisso de campanha” disse o prefeito Bonato. Fonte: Comunicação / Foto: PMRC.