A Prefeitura de Japira, junto com a Secretaria Municipal de Saúde vem comunicar, a todos os proprietários de terrenos baldios. Conscientização e ação na limpeza destes terrenos diminuem problemas do mato e lixo para que não virem criadouros de focos do mosquito transmissor da dengue e de escorpião.

A responsabilidade por estes terrenos é do proprietário que deve garantir que não traga, transtornos para a população que vive nas redondezas. É grave o fato de que se tornou comum ver terrenos baldios, como locais descarte incorreto de lixo. Isso faz com que eles virem lugar ideal para a procriação de baratas e ratos.

Como consequência disso, animais peçonhentos como cobras e escorpiões são atraídos. Com a chuva, o lixo acumulado juntamente com a água parada vira criadouro e facilita a reprodução do mosquito Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre amarela, Chikungunya, Zica vírus e o Vírus Mayaro.

A melhor maneira de evitar problemas com terrenos baldios é fácil: mantendo-os limpos e bem cuidados. Se você é vizinho de um, não descarte entulho, lixo ou móveis antigos nestes lugares. Se você é dono de um terreno, mantenha-o sempre o mato baixo e limpo sem lixo lembre-se a responsabilidade e do proprietário. Fonte: Comunicação / Foto ilustrativa: Divulgação/SESA.