A saúde bucal é levada a sério em Jaguariaíva. Em continuidade ao programa implantado pela prefeita Alcione Lemos em 2010, quando esteve à frente da pasta de Educação, serão distribuídos mais de 4 mil kits de higiene bucal a todos os alunos da rede municipal de ensino, na zona urbana e rural. A ação é parte do Programa Jaguariaíva Sorriso Infantil, que de maneira lúdica e interativa, ensina bons hábitos desde os primeiros anos de vida.

O programa deste ano iniciou na última terça-feira (8), pela Escola Municipal Júlio de Mesquita, bairro Primavera, com a presença da coordenadora de Saúde Bucal, Caroline de Azevedo Fanha Stalhschmidt e equipe, secretária da SMECEL, Erla Mello, diretora de Educação Andréia Valentim, professores e alunos, e segue até o dia 24.

Com o Jaguariaíva Sorriso Infantil as crianças e adultos de turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) são ensinados por dentistas e assistentes a comer alimentos saudáveis em vez de guloseimas e a fazer sempre a higiene dos dentes, com escova, creme e fio dental. Para tornar mais divertida a apresentação, a equipe leva o “Hiperbocão” e outros bonecos, para demonstração de como fazer a escovação e uso do fio dental. Devido à pandemia isso será feito nas salas das nove escolas urbanas, quatro rurais e seis cemei’s, evitando aglomeração.

Os professores na sequência vão reforçar o tema com aulas e atividades especiais, visando conscientizar os alunos sobre o cuidado que devem ter para manutenção dos dentes sem cáries e outros problemas bucais.

Neste ano o município investiu R$50 mil nos kits, contendo estojo, duas escovas, dois cremes dentais, um fio dental e cartilha educativa para distribuição. Além desses itens, na rede municipal de ensino as crianças, grande preocupação da prefeita Alcione, têm acesso a material escolar, uniforme, merenda de qualidade, kits de higiene contra o novo coronavírus, novas tecnologias para educação e outros recursos para o melhor desenvolvimento e aprendizagem. Fonte: Comunicação / Foto: PMJ.