O município de Santana do Itararé faz parte do projeto “Paraná Trifásico”. A medida irá beneficiar os bairros Bebedouro I e II, Água da Onça, Souza e Varginha, Pedregulho, Barreirinho, Alferes Fabrício, Martins, Manduri e Sente. Nos bairros Bebedouro I e II as obras já estão sendo realizadas.

O Paraná Trifásico é uma evolução do Clic Rural, iniciativa que levou energia para mais de 120 mil propriedades rurais nos anos 1980 e se tornou o principal programa de eletrificação rural da época. Toda essa espinha dorsal de distribuição no campo está sendo trifaseada.

O Paraná Trifásico retira os postes antigos do meio das plantações e coloca postes novos nas estradas rurais, o que facilita o acesso dos técnicos, e disponibiliza cabos mais resistentes contra as intempéries. Não são mais cabos nus de alumínio, mas cabos com capa protetora isolante contra toque de árvores, animais e demais objetos estranhos à rede. Os postes estão sendo enterrados cerca de 1,80 metro para dentro da terra, o que renova a resistência contra ventos fortes. Alguns deles têm para-raios. Fonte: Blog do Marcos Junior / Foto ilustrativa: José Fernando Ogura-AEN. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui