O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ribeirão Claro, recebeu nesta última segunda-feira, 17/05, as bombas d’água que foram enviadas para conserto e que operavam o poço artesiano existente no Distrito Industrial.

Há pouco tempo houve um grande transtorno com o desabastecimento de água de alguns bairros de Ribeirão Claro. Isso ocorreu devido ao fato da queima da bomba d’água do poço artesiano localizado no Distrito Industrial, logo num final de semana, causando sérios transtornos a comunidade, pois o SAAE não tinha bomba reserva, uma vez que somente depois foi sabido que a mesma foi enviada pela administração anterior, em agosto do ano passado para o conserto e até aquele momento a mesma não tinha sido reparada.

Desta forma o SAAE contratou uma empresa especializada para realizar a retirada da bomba queimada, e instalação de uma provisória, até que fosse procedido o reparo. Além disso foi localizada a bomba d’água que era para estar como reserva, e também foi enviada para conserto.

A bomba instalada provisoriamente captava cerca de 30m3 por hora, mas foi o suficiente para atender a demanda da comunidade durante esse período. Agora feita a substituição, a bomba recuperada é bem mais potente, podendo captar até 50 m3 por hora e com isso manter em bom nível o reservatório de 500 mil litros instalado próximo a Usina de Reciclagem.

Os bairros atendidos por esse reservatório de água são os seguintes: Monte Claro I e II, Loteamento Luiz Carlos Paraná, Jácomo Domingues Mio, Zico Lobo, Sagrado Coração de Jesus, Residencial Baggio, Vila Gavioli, Osvaldo Giacóia, Bechara II e III, correspondendo a um total aproximado de 1.350 residências.

O Diretor do SAAE, Osmar Baggio disse que o investimento feito pelo SAAE foi em torno de R$ 43 mil, e desta forma os moradores dos referidos bairros poderão ficar tranquilos, pois problemas como o ocorrido dificilmente poderão ocorrer novamente.

O prefeito João Carlos Bonato, agradeceu o empenho do Diretor e servidores do SAAE na solução desse problema, e garantiu que não poupará esforços em ajudar a autarquia a se recuperar financeiramente, para reestruturar todo sistema de abastecimento de água do município, para que fatos como esse, jamais se repitam.

Bonato disse ainda que já autorizou o inicio de processo licitatório para perfurar um novo poço artesiano nas dependências da ETA – Estação de Tratamento de Água, uma vez que o poço que gerava cerca de 1 milhão de litros de água por dia, foi perdido na administração passada, e o mesmo é essencial para que não tenhamos desabastecimento da cidade, pois com a seca do Ribeirão dos Antunes essa medida é necessária para garantir o abastecimento dos próximos anos, levando em consideração que os períodos de estiagem se tornam cada vez mais constantes e a demanda de consumo, com as novas construções só tendem a aumentar. “Não podemos governar somente para o presente, e sim preparar o futuro de nossa cidade” disse Bonato. Fonte: Assessoria / Foto: PMRC.