A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Luana Goularte participou de encontro entre gestores municipais, estaduais e regionais no intuito de fomentar o Turismo sustentável realizado pela prefeitura de Jaguariaíva.

Luana aproveitou a oportunidade para falar sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para fomentar o turismo em Arapoti, além de se inteirar sobre o que vem sendo realizado em Jaguariaíva e outros municípios da região. “É um movimento muito positivo feito por Jaguariaíva, pois essa troca entre gestores municipais, Paraná Turismo, Adetur Campos Gerais, e representantes da iniciativa privada contribui muito para a elaboração de nossos projetos. É um movimento que contribui muito para o desenvolvimento de nossa região”.

No primeiro dia do encontro, Luana foi acompanhada pelos membros da equipe da Secretária Clayton Garcia e Ana Carolina Jayme. No segundo, pelas proprietárias rurais do município Zenaide Maciel e Taíse de Oliveira, que estão organizando receptivos turísticos no município, e pela estudante do curso de Agentes de Informações Turísticas da turma que está prestes a se firmar, Vilma Ceompela.

Primeiro dia de encontro – Teve a participação da prefeita Alcione Lemos e da secretária da Setma Sandra Negrini, representantes da Paraná Turismo, gestores dos municípios de Castro, Arapoti, Ortigueira e Sengés, além da Adetur – Campos Gerais, IAT, Senac, Sebrae, Associação de Turismo – Jaguariaíva Melhor do Paraná, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Segurança Pública, Aciaja e empresas de operadoras de Turismo.

Na abertura do evento, que ocorreu na Casa da Cultura, a prefeita Alcione Lemos ressaltou a importância de reunir ideias e aproximar o poder público, enquanto articulador, da iniciativa privada, que é a força do empreendedorismo e inovação. “Precisamos mostrar às pessoas que a atividade turística ordenada é possível em nossos municípios, estabelecendo uma legislação que torne essa prática sustentável, rentável e benéfica para o desenvolvimento da cidade. Para isso temos projetos importantes que visam criar esse senso de pertencimento, valorizando não só as belezas naturais, mas a cultura e história local”, afirmou.

Na reunião, os gestores de outros municípios puderam acompanhar o planejamento de turismo sustentável criado para Jaguariaíva.

A presidente da Adetur, Wagnilda Minasi, elogiou a iniciativa da reunião e apresentou um pouco de sua experiência com atividade turística. “A sobrecarga nos locais afasta o turista, por isso é preciso planejamento. Promover reuniões como essa é uma atitude inteligente e articuladora do poder público, quando o turista chega em um local com visitação bem planejada, ele volta, e é pra construir essas políticas públicas que estamos reunidos”, apontou.

O Diretor de Marketing, Inovação e Tecnologia da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, pontuou sobre a importância da reunião de dados e informações como ferramenta para a satisfação do público e para atrair empreendedores.

O encontro seguiu durante a tarde com uma visita a Capela de Santo Antônio no Bairro Pesqueiro, onde o grupo foi recebido para a degustação do pudim de mandioca, prato tradicional do bairro rural. Na oportunidade, o diretor de Turismo, Rafael Pomim, ilustrou a história do bairro e da capela, que tem comemorações anuais afamadas e missas periódicas.

O próximo destino foi o Parque Estadual do Cerrado, onde o responsável pelo parque, Manoel Arcênio Passos, fez uma rápida explanação sobre o bioma do Cerrado e o trabalho em parceria com a prefeitura para atrair os visitantes. “O município adotou o parque e a parceria que estamos tendo é o que tem feito a diferença. A prefeita Alcione iniciou sua gestão dando total suporte a nossas estradas e isso melhorou muito o acesso e, consequentemente, aumentou as visitas no parque”, finalizou.

Segundo dia do evento – Com participação do público regional, a primeira rodada de palestras iniciou com a representante da Adetur – Campos Gerais, Karen Lidiane Kobilarz, com o tema Regionalização do Turismo. Sob os olhares atentos de participantes de toda região, sua fala foi direcionada ao alinhamento dos municípios para um planejamento descentralizado e compartilhado, que apresente ao turista possibilidades individuais, mas ofertadas em um pacote, que englobe experiências em toda região.

O II Workshop de Turismo em Jaguariaíva trouxe também a possibilidade de atualização para os empreendedores da área, através da trajetória do já consolidado ponto turístico “Buraco do Padre” de Ponta Grossa. O gestor do parque, Álvaro Fernandes Dias Filho, exemplificou por meio de sua experiência, como atrair e selecionar público correto é essencial para fazer o turismo acontecer em áreas privadas, somado a investimento em infraestrutura e comunicação visual.

O Diretor de Marketing, Inovação e Tecnologia da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, palestrou sobre o planejamento do Governo do Estado para o renascimento do Turismo pós pandemia, incluindo novas ferramentas de divulgação, programas de incentivo e estratégias de marketing para os municípios que possuem produtos turísticos.

Também da Paraná Turismo, o coordenador do Núcleo de Comunicação, Velozo Santos, elogiou a gestão da cidade anfitriã e afirmou que Jaguariaíva tem um potencial inovador, uma vez que aproxima toda região da capacitação, não vendo os municípios vizinhos como concorrentes, mas como parceiros no Turismo, quando quem ganha com a organização da atividade é toda região.

Representando a empresa Klabin, a Especialista em Relações com a Comunidade, Marilu Mazurechen, garantiu em sua fala que se o Turismo é o vetor de desenvolvimento local de Jaguariaíva, a empresa certamente prestará o total apoio ao município, para que essa atividade se consolide de forma sustentável e organizada.

Além dos citados, também estiveram presentes representantes do IAT, Comtur, Associação de Turismo – Jaguariaíva Melhor do Paraná, empresas BO Paper, Arauco, BrasPine & Braslamber e Cooperativa Sicredi. Fonte: Comunicação / Foto: PMA.