Na rede municipal de ensino de Jaguariaíva a retomada das aulas presenciais ocorreu nesta última segunda-feira (4) para todos os alunos acima de 3 anos. A decisão cumpre o decreto municipal 573/2021, voltado às escolas do ensino público municipal, e determinações estaduais como a resolução 860/2021, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que altera as orientações para o ensino no Paraná.

A volta gradual das aulas presenciais na rede municipal iniciou em agosto, no modelo híbrido, ou seja, com revezamento dos alunos das turmas entre as aulas na escola e o ensino remoto, com opção apenas pelo ensino remoto. Agora devem permanecer em casa apenas os estudantes que estiverem em isolamento ou quarentena para Covid-19 e os com comorbidade, ou a critério médico, desde que comprovado.

Bebês de zero até as crianças de 3 anos continuam com atendimento remoto, devido à impossibilidade de cumprirem orientações como a de não colocar as mãos na boca, por exemplo.

O retorno mantém em vigor as medidas de proteção definidas nos protocolos de biossegurança das unidades. Além do distanciamento dentro e fora das salas de aula, é obrigatório o uso de máscara.

Outras orientações são a higienização constante das mãos, limpeza das solas de sapato na entrada, aferição de temperatura corporal, proibição do compartilhamento de objetos e utensílios pessoais.  Além disso, a limpeza e desinfecção do ambiente e superfícies foi intensificada. Suspensão temporária de aulas, conforme protocolo de biossegurança, pode ocorrer para a turma que registrar dois ou mais alunos com Covid-19.

Kits – Neste retorno às aulas as crianças contam com um apoio a mais. “Pensando na segurança e acesso de todos aos itens básicos de higienização contra a Covid-19, a administração municipal, através da SMECEL, distribuiu kits de higiene individuais para nossos alunos”, conta a secretária da pasta, Erla Maria Ribeiro de Mello.

Álcool em gel, sabonete líquido, lenço umedecido, garrafa squeeze, cases para guardar as duas máscaras fornecidas e bolsinha para guardar tudo fazem parte do kit. Ao todo foram mais de R$230 mil investidos para distribuição dos kits, voltados inclusive aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Ambiente monitorado – Segundo a SMECEL, o retorno total dos alunos é monitorado pelo Comitê Municipal de Retorno às Aulas e Comitê de Operações Emergenciais para Enfrentamento da Covid-19. A prefeita Alcione Lemos, que tem trabalhado incansavelmente na busca pelo controle da pandemia no município, também tem recomendado todo o cuidado com as crianças, inclusive investindo nos kits de higiene individuais e nos equipamentos de segurança para os professores. Os docentes já estão vacinados, receberam EPI’s, como as máscaras face shield, e foram orientados por equipe técnica de saúde quanto aos protocolos de biossegurança.

“Com todos os cuidados estamos retomando o ensino em nossas unidades, visto que a educação é um serviço essencial e fundamental para o futuro de nossos pequenos jaguariaivenses. Peço a todos que cuidem se si e dos colegas neste momento, pois juntos tentaremos superar as dificuldades impostas nesta pandemia”, destaca a prefeita Alcione. Fonte: Assessoria / Foto: PMJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui