O momento em que todos estão passando diminuiu consideravelmente as atividades turísticas no estado. Mas projetos que estão na pauta de votação da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (3) tendem a contribuir com o setor tão logo a retomada das atividades turísticas aconteça.

Uma das propostas a ser analisada pelos deputados é o projeto de lei 160/2019, dos deputados Goura (PDT) e Mabel Canto (PSC), que institui o Circuito Cicloturístico dos Campos Gerais.

O projeto, que será votado em primeiro turno, tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico, valorizando assim a cultura e os atrativos turísticos da região dos Campos Gerais e contribuindo para a economia local.

Integram o Circuito os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

De acordo com o projeto, os municípios poderão definir o traçado da rota cicloturística de forma integrada com os municípios vizinhos, através da implantação de sinalização e o mapeamento dos atrativos e produtos turísticos da região, como monumentos históricos, atrativos naturais, hospedagens, locais para alimentação e hidratação, além de unidades de saúde.

Segundo os autores, “o cicloturismo é uma modalidade de turismo ecológico em que se utiliza a bicicleta não só como meio de transporte, mas como uma parceira de viagem. O cicloturista diferencia-se do turista comum, pois seu objetivo não é simplesmente chegar ao destino, mas aproveitar o caminho que geralmente consiste em estradas rurais e secundárias recheadas de atrativos naturais e culturais”.

Outra proposta, também em primeiro turno de votação, que visa o desenvolvimento do turismo regional é a inserção no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná da Festa do Leitão Desossado na Grelha, realizada no mês de dezembro na cidade de Bom Sucesso do Sul.

Segundo o autor do projeto, deputado Soldado Fruet (PROS), o evento, que é realizado em comemoração à emancipação política e administrativa do município, “é considerado uma das maiores festas gastronômicas do Paraná, conta com a participação aproximada de sete mil pessoas, sendo que o número de participantes é o dobro dos habitantes de Bom Sucesso do Sul e contribui com a economia da cidade”.

Por fim, em redação final, os deputados votam o projeto de lei 244/2020, do deputado Delegado Recalcatti (PSD), que institui o Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná. Fonte: Alep / Foto ilustrativa: Divulgação-Rota dos Pioneiros.