A Secretaria Municipal de Saúde, de Ribeirão Claro, já oferece para mulheres o exame preventivo ao câncer do colo do útero todas as segundas-feiras de manhã na Unidade Básica de Saúde Rogéria Pereira dos Santos (UBS). A partir do dia 18 de fevereiro, o exame também poderá ser realizado todas as terças e quintas-feiras no Centro Municipal de Saúde Doutor Agnelo Marques de Souza, das 8h às 11h da manhã. Ao todo, serão atendidas 30 mulheres por semana para coleta deste exame.

O serviço visa beneficiar o maior número de mulheres para se prevenir do câncer no colo do útero. As interessadas em realizar a coleta da amostra para o exame, devem comparecer nas unidades de saúde nos dias e horários indicados.

O exame preventivo, também conhecido como “Papanicolau” é um exame indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico.

A vice-prefeita e coordenadora Municipal da Saúde, Ana Maria Baggio Molini e a secretária Municipal de Saúde, Josiane Vilella, reforçam o alerta às mulheres para a realização periódica do exame, principalmente na faixa etária entre 25 e 64 anos. Pois, com o diagnóstico precoce há menor risco e grande chance de cura quando identificado o câncer na fase inicial. “Essa é uma das ações do compromisso de Bonato e Ana com o Município. A saúde da população é uma de nossas missões. Esperamos que as mulheres procurem atendimento para continuar se prevenindo”, diz Ana. Fonte: Assessoria / Foto ilustrativa: Divulgação SESA.